O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela (MDB), destacou o potencial do estado para receber investimentos de outros países durante a sexta edição do Brasil Investment Forum 2023, realizada em Brasília nesta terça-feira (7/11). O evento é considerado o maior da América Latina para atração de investimentos e reúne empresários e autoridades do Brasil e exterior. A abertura do evento foi realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Nossa participação nesta feira de negócios comprova o trabalho do Governo de Goiás e o empenho de seus integrantes, liderados pelo governador Ronaldo Caiado, para que nosso estado saia na frente dos demais e prospecte o máximo possível de investimentos internacionais”, declarou Vilela.
O governador em exercício também ressaltou a oportunidade de intercâmbio com o empresariado nacional e estrangeiro para apresentar a qualidade dos produtos goianos. “Este relacionamento com potenciais consumidores das nossas matérias-primas é de extrema relevância para nosso comércio exterior”, apontou Vilela.
Neste contexto, Daniel Vilela ainda destacou a missão oficial comandada pelo governador Ronaldo Caiado à China para caracterizar Goiás como um excelente ambiente de negócios e antecipou que nesta quinta-feira (9/11), ele terá uma reunião de trabalho, em Goiânia, com a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen, e demais integrantes da representação diplomática do país.
Daniel Vilela destaca apoio da Apex
Vilela ainda falou do apoio oferecido pela Apex Brasil ao estado. “O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, foi à Goiás no último mês, colocando à disposição do nosso governo a estrutura da Apex Brasil para incrementar as nossas relações com compradores de outros países”, contou Vilela.
Jorge Viana foi um dos oradores do sexto Brasil Investment Forum, que segue até esta quarta-feira (8/11). O presidente da Apex Brasil garantiu que o Brasil “retomará o protagonismo na atração de investimentos”, com um papel fundamental dos estados, sobretudo no que diz respeito à sua capacidade exportadora.
Já o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que os estados poderão contar com apoio do ministério que, junto com a Apex Brasil, encontra “capilaridade” em outros países, facilitando as articulações com investidores estrangeiros.
“Estas articulações permitirão que continuemos crescendo acima da média nacional”, disse Daniel Vilela, em alusão ao Produto Interno Bruto (PIB) goiano que, em 2022, cresceu 6,6%; ao passo que o nacional ficou em 2,9%.