SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Preparado apenas com farinha de milho, sal e água, o cuscuz nordestino é um dos pratos mais tradicionais da culinária daquela região, presente no cardápio do café da manhã ao jantar —mesmo em São Paulo, onde o prato pode ser encontrado até no refinado brunch do hotel Emiliano.

Quem é do nordeste ou tem ligação com a região, lógico, sabe exatamente como fazer o cuscuz perfeito. Mas como todo prato cozido, ele exige uma certa técnica de quem não conhece a receita para acertar o ponto exato da cocção, sem que fique duro, nem empapado.

Veja abaixo como fazer. Não esqueça, claro, que você vai precisar de uma panela específica para esse preparo, a cuscuzeira. Mas ela pode ser substituída por qualquer panela de cozimento à vapor —basta que os furinhos sejam pequenos o suficiente para segurar o cuscuz na parte superior.

CUSCUZ NORDESTINO

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

1 medida (copo americano) de farinha de milho flocada

½ medida (copo americano) de água

Sal a gosto

Modo de preparo:

Quando a fome estiver para bater, despeje uma medida de farinha de milho flocada em uma tigela grande.

Em seguida, adicionei sal a gosto – mas para esta receita, uma colher de sobremesa rasa é o suficiente.

Usando o mesmo utensílio que você usou para medir a farinha (copo americano ou qualquer outro recipiente), adicione meia medida de água. Coloque um pouco de cada vez, para que a farinha incorpore a água de maneira uniforme. Tampe a tigela e deixe a mistura descansar por 10 minutos.

Enquanto isso, coloque água na cuscuzeira. Uma marca na lateral dela normalmente indica a quantidade ideal de água. Se preferir se prevenir do manchas no fundo da panela, adicione uma colher de sopa de vinagre branco.

Com a água ainda fria, despeje a mistura de farinha com água e sobre o cestinho da cuscuzeira e leve-a ao fogo médio por 8~10 minutos. Na dúvida, não esqueça: assim que o cheiro de milho invadir a cozinha, “o cuscuz está pronto, meu povo!”