Fruto é predominante na região amazônica

O coco-babaçu é matéria-prima para mais de 64 tipos de produtos, o fruto é predominante da região amazônica do Brasil.

Uma exclusividade é que o fruto vem sendo usado como queijo, principalmente por conta da procura por produtos vegetais análogos a produtos lácteos e outros análogos vegetais.

No estudo “Tecnologia de análogo de queijo de coco-babaçu: desenvolvimento, caracterização e aceitação”, os pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical realizam a análise de características físico-químicas, microbiológicas e de aceitação do produto produzido a partir da amêndoa do fruto.

A pesquisa possibilita que a tecnologia seja transferida para as famílias quebradeiras, para geração de renda e agregação de valor à atividade, ainda extrativista.

No que concerne à avaliação sensorial, a pesquisa envolveu 50 provadores, em sua maioria (54%) do sexo feminino, e a idade variou entre 18 e 55 anos, com maior predominância (34%) entre 18 e 25 anos. Dos provadores, 48% afirmaram que consomem queijo diariamente, 36% de 1 a 3 vezes por semana, 12% eventualmente, 2% não consomem ou consomem quinzenalmente. Somente 10% consomem análogos de queijos, o que mostra que os provadores podem não ter acesso a esse tipo de produto por desconhecimento ou por acharem caro, ou mesmo por não apreciarem.

Por fim, a pesquisa concluiu que o análogo de queijo de coco-babaçu é um produto de base vegetal com boa aceitação e potencial para ser produzido e comercializado pelas quebradeiras de coco-babaçu do Maranhão.