Evento começa nesta quinta-feira, 1°, em Buenos Aires

crédito: Ministerio de Cultura de la Nación

Da redação

Nossa criatividade marca a história do nosso desenvolvimento dentro e fora do Brasil”. Assim a ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebeu a delegação de empreendedores criativos que o Ministério da Cultura (MinC) levou para  participar do Mercado de Indústrias Culturais da Argentina (MICA) que acontece de 1° a 4 de junho, em Buenos Aires.

A ministra destacou a importância do retorno do MinC após anos de destruição. “Atravessamos a pandemia mais grave de que se tem notícia sem Ministério da Cultura, sem políticas públicas diretas para o nosso setor. Um setor que emprega  7 milhões de pessoas. Então, agora temos essa oportunidade de recriar e fazer com que o Ministério seja aquilo que nossa Constituição propõe. Uma ferramenta para fomentar, desenvolver e apoiar todas as regiões do Brasil, com um potencial produtor de sua própria cultura, com respeito a todos”, definiu.

O ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, também destacou a importância do retorno do MinC e disse que estava emocionado por esse encontro potente entre as culturas do Brasil e da Argentina. “É um novo momento para a cultura brasileira e da América”, completou.

O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes, finalizou exaltando a diversidade de participantes selecionados e que estão no MICA para participar de rodadas de negócios e atividades formativas. “Isso aqui é apenas uma pequena demonstração de tudo que podemos fazer pela classe artística, pela produção cultural, pelos criadores do Brasil. Nosso maior objetivo é proporcionar condições para que vocês realizem o trabalho de vocês. E tem um dado importante: a partir desse edital que fizemos, trazendo vocês para cá, demos uma demonstração de que o Brasil é completo, o Brasil faz cultura em todo o país, não apenas em São Paulo. A maioria das pessoas que estão aqui, a maioria das pessoas nesta sala, vem dos 26 estados brasileiros”, ressaltou.

MICA

O Brasil é o convidado de honra da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). Diversas ações foram realizadas para atender ao convite feito pelo ministro da Cultura argentino, Tristán Bauer. O resultado é um investimento de R$ 1, 4 milhão feito pelo MinC que está levando 90 empreendedores (as) criativos (as) brasileiros (as).

A comitiva de profissionais foi selecionada por meio de um Edital lançado em março de 2023 e contempla empreendedores do audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos. Dos 90 escolhidos, entre compradores e vendedores, 29 são do Sudeste, 24 do Nordeste, 16 do Centro-Oeste, 11 do Sul e 10 da região Norte. Todos eles terão a oportunidade de participar de atividades formativas, além de comercializar produtos e serviços nas rodadas de negócios, pitchings e atividades de networking do MICA.

(por Ministério da Cultura)