SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo na noite deste domingo (8) provocaram alagamentos e deixaram cidades da região em estado de atenção.
Os municípios de Franco da Rocha e Caieiras, ambos na Grande São Paulo, estão entre os mais afetados pelas chuvas deste domingo.
A Prefeitura de Caieiras decretou estado de calamidade pública devido aos volumes “excepcionais e recordes” de chuva. Com o decreto, os moradores da cidade podem realizar o saque do FGTS.
O decreto também autoriza a mobilização de todos os órgãos públicos competentes para atuar na mitigação dos efeitos das chuvas, bem como a convocação de voluntários.
De acordo com o documento, as chuvas provocaram “graves danos humanos, materiais e ambientais, além de prejuízos econômicos e sociais”. Ainda não há informações de feridos.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram que um teatro ficou debaixo d’água.
A Prefeitura de Franco da Rocha afirmou que nas últimas 72 horas choveu um acumulado de 119,2 mm. A tempestade deixou ruas alagadas tanto na região central, quanto nos bairros e impediu o tráfego de pedestres e veículos.
Vídeos registraram o alto volume da água nas ruas, com carros submersos.