Pelo menos 10 casos de complicações são investigados em Goiânia e Aparecida de Goiânia
A busca por procedimentos estéticos tem crescido exponencialmente nos últimos anos, levando muitas pessoas a procurarem soluções rápidas e aparentemente acessíveis para melhorar sua aparência.
A crescente demanda tem resultado em casos de intervenções mal executadas, realizadas por profissionais não qualificados, além do aumento de tratamentos feitos em locais clandestinos ou até mesmo por conta própria, o que acarreta riscos significativos à saúde e segurança dos pacientes.
Recentemente em Goiânia, vários casos de complicações estéticas estão sendo investigados pela Polícia Civil. Na maioria deles, as intercorrências são resultados de uma busca rápida pelo resultado em locais que não possuíam nem alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária.
Para a cirurgiã geral e especialista em procedimentos estéticos, Dra. Raquel Mamedes, o primeiro passo para iniciar um procedimento estético é a busca de profissionais experientes e devidamente credenciados, bem como de procurar clínicas regulamentadas para garantir procedimentos seguros e bem-sucedidos.
“Às vezes o paciente vai buscar sempre um preço melhor, mas além do preço é preciso observar o tipo de produto, a forma em que ele vai ser aplicado e o local. Vale também aquela busca no Google do nome do profissional e saber se ele é realmente especializado, se tem o registro de especialidade”, explica Mamedes.
Ao encontrar o profissional, a médica orienta a realização de exames prévios e um diálogo aberto entre paciente e médico para uma escolha consciente e segura