Advogado foi indicado para ocupar cadeira que pertencia ao magistrado aposentado
Artigo Monica Bergamo
O ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski teceu elogios ao advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar sua cadeira na mais alta corte do país.
“Cristiano Zanin é um experiente e combativo advogado que preenche todos os requisitos constitucionais para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Será, com certeza, um magistrado competente e imparcial”, afirma Ricardo Lewandowski, em mensagem enviada à coluna.
Lula confirmou nesta quinta (1º) a indicação de seu advogado e amigo pessoal para o Supremo. “Conheço as qualidades [dele] como advogado, conheço as qualidades dele como chefe de família e conheço a formação dele. Ele será um excepcional ministro do STF se aprovado pelo Senado e acredito que será e acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, afirmou.
Paulista de 47 anos, Zanin tornou-se advogado de Lula em 2013 e ficou conhecido por defender o petista nos processos da Lava Jato.
Agora, o advogado terá que ser aprovado pelo plenário do Senado para tomar posse no tribunal. Antes, será sabatinado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa.
Zanin era apontado como o favorito para ser indicado à corte desde que Lula venceu as eleições em 2022. Em março deste ano, o presidente, em mais um indício de que pretendia indicar seu advogado, afirmou em entrevista que “todo mundo compreenderia” caso ele o escolhesse.
O advogado se aproximou de Lula pelo fato de ser casado com Valeska Teixeira Martins, filha de Roberto Teixeira, amigo e ex-advogado do petista.