SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O baixista Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau do Ultraje a Rigor, passou por uma nova cirurgia na noite de terça-feira (6) e segue internado em estado grave em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em São Paulo.
O músico foi submetido a uma craniectomia descompressiva, procedimento em que parte da calota craiana é retirada para aliviar a pressão. A operação durou cerca de 2h30, segundo boletim médico divulgado nesta quinta (7), pelo Hospital São Luiz do Itaim, da Rede DOr.
O procedimento foi recomendado pelo neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira, que cuida da saúde do músico. Mingau segue sedado e sob ventilação mecânica.
O baixista foi hospitalizado após ser baleado na cabeça em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, na noite de sábado (2). Ele teria sido alvo de uma suposta tentativa de assalto.
O acidente ocorreu na véspera de seu aniversário, Ele completou 56 anos no domingo (1º).
Mingau chegou a ser atendido pelo Hospital Municipal Hugo Miranda, de Paraty, mas o local não tinha estrutura adequada para o atendimento de que precisava. No dia seguinte, ela foi transferido de helicóptero para a capital paulista.
Em nota, o hospital de Paraty afirmou que Mingau deu entrada na unidade às 22h39, com caso grave de ferimento por projétil de arma de fogo no crânio. O baixista viajava a negócios ele é dono de uma pousada em Trindade, distrito de Paraty.
A prisão do primeiro suspeito de ter efetuado o disparo ocorreu em uma casa da Ilha das Cobras. Segundo a Polícia Civil, os agentes chegaram ao local após colaboração de testemunhas e de informações do setor de inteligência da delegacia da área.
Segundo delegado que investiga o caso, a Ilha das Cobras é um bairro dominado pelo tráfico, e o local do crime é conhecido por ser um ponto de compra e venda de drogas.
Antes de ser baleado, o baixista sacou dinheiro em um banco de Paraty, que fica no centro da cidade, na parte turística. De lá, partiu para Ilha das Cobras.
Mingau é baixista da banda paulista Ultraje a Rigor desde 1999.
*
Leia, abaixo, a íntegra do boletim médico:
“O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede DOr, informa que o paciente Rinaldo Amaral, conhecido como ‘Mingau’, foi submetido a nova cirurgia na noite desta terça-feira (6/9).
O procedimento de craniectomia descompressiva foi indicado pelo neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira, responsável pelo caso, com a finalidade de auxiliar no controle da pressão intracraniana, e durou cerca de 2h30.
O paciente segue na Unidade de Terapia Intensiva do São Luiz, sedado e sob ventilação mecânica. Seu estado de saúde permanece grave.”