SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma casa subterrânea foi encontrada pela Guarda Municipal Ambiental de Itajaí, em Santa Catarina, neste domingo (3).

A Guarda Municipal Ambiental foi acionada após denúncias de uma possível irregularidade na área da restinga, informou a corporação.

A equipe foi até o local e identificou o abrigo subterrâneo, que tinha cimento nas laterais, madeira para sustentar o teto e até objetos pessoais, como panelas, pá, facão, alimentos armazenados e cadeira de praia.

No abrigo, os agentes tiraram fotos e gravaram vídeos para elaborar um “relatório minucioso” e avaliar quais medidas poderiam ser tomadas, como a remoção de entulhos e a restauração fora da área de restinga.

Horas depois, a equipe voltou ao local para verificar uma possível presença de infratores e encontrou um homem na parte interna do abrigo.

A corporação deu voz de prisão ao rapaz e o conduziu à polícia por suspeita de destruir, danificar floresta de preservação permanente e por desobedecer normas de proteção. Ele estava ciente da irregularidade da construção, assim como da proibição de construir naquela área.