SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Já é possível embarcar na estação Palmeiras-Barra Funda rumo ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A expansão do serviço do Expresso Aeroporto, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), começou nesta sexta (1º) -antes, o trem partia da estação da Luz.
A passagem custa R$ 4,40, mesmo valor das demais linhas. O trem sai a cada hora cheia, das 5h à meia-noite.
A reportagem fez a viagem nesta sexta. O percurso durou cerca de 35 minutos e tem apenas três paradas. Nos vagões, trabalhadores dividiam espaço com viajantes e curiosos. Sobraram assentos, mas os espaçosos bagageiros foram disputados.
O casal Guilherme Brito, 24, e Fernando Silva, 32, pegaram o trem para o aeroporto, onde embarcariam para o Rio de Janeiro. Durante a viagem sobre trilhos, elogiaram o conforto do trem.
Outra passageira era Lúcia de Castro, aposentada de 65 anos. Ela vive no Capão Redondo, extremo-sul paulistano. Planejou ir ao Brás, onde compraria roupas. No caminho, leu sobre a ampliação do Expresso Aeroporto e decidiu cancelar sua missão inicial. Resolveu embarcar na aventura rumo a Guarulhos, pois nunca avistara aviões de perto.
Ela desceu a escadaria da plataforma 10 da estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, local de partida do serviço, e acomodou-se no veículo programado para sair ao meio-dia.
“Muito bonito. Até cheiroso está. Isso é um transporte público mesmo?”, brincou.
O design interno dos vagões apresenta, de fato, diferenças em relação às acomodações de outras linhas. Estofado limpo, bancos maiores e painel digital com a localização da locomotiva são exemplos.
O relógio marcava 12h35 quando Lúcia, única a não carregar uma mala, desembarcou na estação Aeroporto-Guarulhos. Lá, demonstrou surpresa pela falta de aeronaves -a estação fica a 2,5 km dos terminais de embarque, o que obriga os usuários a pegarem um ônibus (gratuito) para completar o deslocamento. Desgostosa, a aposentada partiu.
Há no local obras para a implementação de um aeromóvel, espécie de trem para levar passageiros até os terminais, previstas para serem concluídas no primeiro semestre do próximo ano.
O retorno para a Barra Funda foi iniciado pelo maquinista às 13h, e um minguado grupo ocupava os lugares. Na primeira parada, Guarulhos-Cecap, dezenas de pessoas entraram no trem. Entre elas havia estudantes e assalariados rumando ao centro de São Paulo, caso do porteiro Diego Santos, 33, que diz economizar uma hora de deslocamento com a linha expressa.
Em nova marcha tranquila, o trem alcançou o ponto final em 36 minutos.
Diego conta que precisaria precisou de mais dez minutos na linha 3-vermelha do metrô para ocupar seu posto em um edifício na Santa Cecília, região central da capital. À noite ele deve utilizar a mesma linha para voltar para casa e diz esperar a mesma eficiência.