Da Redação
Moradores de Goiânia que precisam realizar exames laboratoriais passaram a contar com mais uma opção de atendimento. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou os serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam aos sábados, incluindo a coleta de exames laboratoriais, além dos atendimentos já realizados durante a semana.
A iniciativa faz parte da estratégia da administração municipal para ampliar o acesso da população à Atenção Primária, especialmente para pessoas que têm dificuldade de procurar atendimento em dias úteis por causa do trabalho ou de outros compromissos. As unidades participantes funcionam das 8h às 17h, em sistema de rodízio entre os distritos sanitários da capital.
Exames e outros serviços disponíveis
Além da coleta de exames laboratoriais, as unidades abertas aos sábados oferecem uma série de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles:
- consultas médicas;
- consultas de enfermagem;
- vacinação;
- procedimentos de enfermagem;
- atendimento odontológico;
- acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes;
- planejamento familiar;
- ações de prevenção e promoção da saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os exames laboratoriais seguem os mesmos critérios adotados durante a semana. A coleta é destinada a pacientes que já possuem solicitação médica emitida pela rede municipal de saúde.
Atendimento combina agendamento e demanda espontânea
As consultas médicas realizadas aos sábados são destinadas, prioritariamente, aos pacientes previamente agendados. No entanto, parte das vagas permanece disponível para demanda espontânea, conforme avaliação das equipes de cada unidade de saúde.
A Prefeitura afirma que a ampliação do funcionamento das UBSs busca reduzir barreiras de acesso aos serviços básicos de saúde, fortalecer a prevenção de doenças e diminuir a procura por atendimentos de baixa complexidade nas unidades de urgência e emergência.
Rodízio entre as unidades
A cada sábado, uma unidade de saúde de cada distrito sanitário permanece aberta para atender a população. A relação das UBSs participantes é divulgada semanalmente pelos canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, permitindo que os moradores consultem previamente os locais de atendimento.
Segundo a SMS, a expectativa é ampliar cada vez mais o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, garantindo mais comodidade e facilitando a realização de consultas, exames e procedimentos essenciais sem a necessidade de deslocamento durante a semana.




