SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A polícia britânica mantém as buscas no Royal Lodge, antiga residência de Andrew Mountbatten-Windsor, após o ex-príncipe ser preso ontem sob suspeita de má conduta em cargo público. As diligências devem continuar ao longo do fim de semana.

Operação segue em Berkshire. Segundo a BBC, as buscas no condado de Berkshire continuam e devem se estender até segunda-feira. Agentes da Thames Valley Police permanecem no Royal Lodge, antiga residência de Mountbatten-Windsor.

Outras buscas já foram concluídas. A polícia encerrou as diligências na casa do ex-príncipe na propriedade de Sandringham -para onde ele se mudou recentemente e onde foi detido-, mas mantém a operação na propriedade de Windsor.

Andrew foi preso após suspeita de má conduta no exercício de cargo público. Ele passou por 12 horas de interrogatório na delegacia, informou a emissora britânica Sky News.

E-mails indicam que Andrew compartilhou informações sensíveis. Mensagens recém-descobertas nos arquivos do caso Epstein sugerem que Andrew compartilhou relatórios confidenciais e oportunidades de investimento enquanto atuava como enviado comercial no continente asiático em 2010 e 2011.

Andrew foi liberado, mas a polícia destacou que as investigações continuam. “Podemos também confirmar que as nossas buscas em Norfolk já foram concluídas”, diz o comunicado oficial.

Andrew deixou o local em um carro, recostado no banco, em uma tentativa de evitar câmeras. As imagens foram divulgadas pela agência Reuters.

Segundo a BBC News, a família real não foi avisada não foi avisada sobre a operação com antecedência.

VEJA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DO REI DIVULGADO PELA BBC:

Foi com a mais profunda preocupação que recebi a notícia sobre Andrew Mountbatten-Windsor e a suspeita de má conduta em cargo público.

O que se seguirá é o devido processo completo, justo e adequado, através do qual essa questão será investigada da maneira apropriada e pelas autoridades apropriadas.

Nessa questão, como eu já disse antes, elas têm o nosso apoio e cooperação completos.

FALANDO CLARAMENTE: A LEI DEVE SER SEGUIDA

Com o processo em andamento, não seria certo eu fazer mais comentários.

Enquanto isso, minha família e eu continuaremos o nosso dever e serviço a todos vocês. Charles R.