Da Redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se envolver numa polêmica internacional nesta sexta-feira ao acusar o ex-presidente Barack Obama de divulgar informações confidenciais sobre vida extraterrestre — após uma fala de Obama em um podcast ter gerado ampla repercussão global.
Segundo Trump, Obama teria comprometido segredos de Estado ao sugerir que alienígenas poderiam existir durante uma entrevista com o podcaster Brian Tyler Cohen. O atual chefe do Executivo afirmou, em declarações a jornalistas a bordo do Air Force One, que o ex-mandatário “cometeu um grande erro” ao tratar do assunto e insinuou que teria extrapolado limites de sigilo governamental — ainda que nenhuma evidência tenha sido apresentada para sustentar a acusação.
A controvérsia teve início quando Obama foi questionado sobre a existência de vida fora da Terra e respondeu que, em sua opinião, é plausível que haja vida em outros planetas, mas que não havia visto qualquer prova de contato com alienígenas durante sua presidência. Ele também descartou a ideia de que seres extraterrestres estivessem sendo mantidos em instalações secretas como a Área 51, a menos que houvesse uma conspiração gigantesca que nem mesmo o presidente conhecesse.
Na sequência, Trump anunciou em sua plataforma social que irá ordenar às agências federais, incluindo o Pentágono, que identifiquem e comecem a liberar documentos classificados relacionados a alienígenas, vida extraterrestre e fenômenos aéreos não identificados — temas que têm atraído crescente atenção pública e política nos últimos anos.
O presidente também afirmou que não sabe se alienígenas são reais, e afirmou não ter uma posição definida sobre a existência de visitantes não humanos, apesar de reconhecer o interesse do público no assunto.
Especialistas e autoridades de defesa têm repetidamente declarado que não há evidências verificadas de contato extraterrestre ou de tecnologia de origem alienígena, e que a maioria dos relatos de objetos voadores não identificados pode ser explicada por fenômenos naturais ou equipamentos convencionais.
Apesar disso, o embate entre Trump e Obama reacende debates e teorias sobre o que governos realmente sabem — ou deveriam divulgar — sobre vida fora da Terra.






