Fachada do Museu Pedro Ludovico Teixeira

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) reinaugura, nesta sexta-feira (20/02), às 10 horas, o Museu Pedro Ludovico, após a conclusão das obras de reforma simplificada iniciadas em outubro de 2025. A intervenção contou com investimento de R$ 400 mil, provenientes do Tesouro Estadual.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, reforça a importância da preservação do espaço, considerado uma das obras clássicas e únicas da arquitetura art déco goianiense.

“A reforma do Museu Pedro Ludovico representa um compromisso com a preservação da memória histórica e cultural do Estado. Este prédio é um dos símbolos da nossa capital, e manter sua integridade é fundamental para que as futuras gerações tenham acesso às bases que fundaram Goiânia”, ressalta a titular da pasta.

Museu Pedro Ludovico

Símbolo histórico e exemplar da arquitetura fundadora da capital, a antiga residência do então governador Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia, passou por intervenções estruturais simplificadas, como manutenção de telhados e calhas, reforma da fachada, pintura, recuperação de pisos e requalificação dos ambientes internos, sanando danos causados pela ação do tempo.

As áreas administrativas e de apoio, que não são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), passaram por readequações com o objetivo de melhorar o funcionamento do espaço e a usabilidade para os servidores da unidade.

Para além da estrutura física, alguns objetos passaram por restauro. Entre eles está o carro do ex-governador, um Chevrolet C10 1974. O veículo passou por revitalização da pintura, reinstalação de retrovisor e para-brisa, entre outros ajustes técnicos.

O museu permaneceu fechado para visitação desde outubro, período em que recebeu exclusivamente acervos históricos cedidos pelo professor doutor Bento Fleury, anteriormente pertencentes à intelectual Amália Hermano Teixeira.

Os materiais doados incluem livros, recortes de jornais e documentos relacionados a Pedro Ludovico e ao processo de fundação de Goiânia.

Funcionamento e visitação

O Museu Pedro Ludovico funciona de terça a sábado, das 8h às 17 horas. Localizado na Rua Dona Gercina Borges, no Setor Sul, em Goiânia, o espaço é a antiga residência do fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira, e integra o circuito de equipamentos culturais da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas previamente pelo telefone (62) 3201-4678 ou pelo e-mail [email protected].

O post Reinauguração do Museu Pedro Ludovico será nesta sexta-feira apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora