SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ator e dramaturgo Tom Noonan morreu no sábado (14), aos 74 anos. A morte foi confirmada nas redes sociais por colegas como a atriz Karen Sillas e o diretor Fred Dekker. Segundo Sillas, ele morreu de forma pacífica. A causa não foi divulgada.

Noonan iniciou a carreira nos palcos de Nova York, na montagem original off-Broadway de 1978 de “A Criança Enterrada”, de Sam Shepard. No cinema, especializou-se em personagens ameaçadores, como o serial killer Francis Dollarhyde em “Manhunter – Caçador de Assassinos”, do diretor Michael Mann, e o monstro Frankenstein em “Deu a Louca nos Monstros”, papel lembrado por Dekker, que dirigiu a produção, como um dos destaques do longa.

Também viveu o chefão do crime Cain em “RoboCop 2”, o assassino em “O Último Grande Herói” e o hacker Kelso em ” Fogo Contra Fogo “, ao lado de Al Pacino e Robert De Niro e com direção de Mann. Na TV, participou de séries como “Arquivo X”, “Law & Order: Special Victims Unit” e “12 Macacos”. Nos últimos anos deu voz à animação “Anomalisa”, indicada a melhor filme de animação no Oscar de 2016.

Nascido em 12 de abril de 1951, em Greenwich, Connecticut, Noonan também escreveu peças como “What Happened Was…”, adaptada para o cinema em 1994. Era irmão do dramaturgo John Ford Noonan Jr.. Foi casado com a atriz Karen Young entre 1992 e 1999.