SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quase um mês depois da aplicação da prova discursiva, o CNU (Concurso Nacional Unificado) chega à etapa mais aguardada por dezenas de milhares de inscritos: a divulgação dos resultados finais.
Nesta sexta-feira (20), está prevista a divulgação dos resultados finais da seleção com listas que contarão com a classificação dos candidatos tanto para vagas imediatas quanto para a lista de espera. O certame contará com três convocações ao todo.
O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) diz que a confirmação de interesse é obrigatória para todas os convocados, independentemente do tipo de vaga ou cargo. Ou seja: vale para cargos com curso de formação e para vagas imediatas.
RECURSO DE PROVA DE TÍTULOS SAI NESTA QUARTA
Antes das listas completas, o CNU divulga alguns resultados nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), que contemplam respostas a recursos apresentados por candidatos.
Veja o que será divulgado nesta quarta (cada candidato poderá acessar as informações de sua inscrição na área do site da FGV):
– resultado definitivo da prova discursiva (após os recursos);
– resultado definitivo da avaliação de títulos (quando houver);
– resultado definitivo dos procedimentos de cotas (quando aplicável);
– resposta ao recurso, se tiver apresentado.
Nesta quarta, a seleção libera o resultado definitivo do procedimento de confirmação e verificação documental complementar das autodeclarações de candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e quilombolas. Também será divulgado o resultado final do procedimento de caracterização da deficiência dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência.
COMO SERÁ A CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE
Os classificados na primeira convocação terão entre os dias 21 e 23 de fevereiro para confirmar interesse nas vagas para as quais foram aprovados.
Em 27 de fevereiro, será divulgada uma nova lista de classificação, já atualizada após o resultado da primeira confirmação de interesse. Nessa data ocorre a segunda convocação, e os candidatos terão de 28 de fevereiro a 2 de março para confirmar interesse.
A previsão é que, em 6 de março, sejam publicadas as listas com a classificação após o resultado da segunda confirmação de interesse. Com isso, acontecerá a terceira e última convocação para confirmação de interesse no concurso.
O período para a terceira confirmação de interesse será de 7 a 9 de março. Já a divulgação das listas finais de classificação, com vagas imediatas e lista de espera após a terceira etapa, está prevista para 16 de março de 2026.
A partir de 16 de março, também devem ser iniciadas as convocações para nomeação, juntamente com o procedimento de investigação social e funcional, quando necessário. Entre os dias 6 e 10 de abril, há ainda a previsão de uma etapa final, que exige o envio da documentação referente à defesa de memorial e à prova oral.
A prova discursiva do CNU 2 foi aplicada em 7 de dezembro de 2025, em 228 cidades do país. Mais de 42 mil candidatos estavam inscritos para essa etapa, mas cerca de 8.500 não compareceram, o que representa abstenção de 20%.
Coordenado pelo MGI em parceria com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e executado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a segunda edição do CNU foi aplicada, de forma simultânea, em 228 cidades do país, com 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais.
Nesta edição, diz o MGI, o CNU passou a adotar regras voltadas à ampliação da diversidade entre as pessoas classificadas, como o estímulo à participação feminina na segunda fase, por meio de um mecanismo de equidade de gênero que assegurou a paridade nessa etapa, desde que as candidatas tivessem atingido a nota mínima.
O órgão afirma que aplicou integralmente as regras atualizadas de cotas, com aumento do percentual total e reservas de vagas específicas para pessoas indígenas e quilombolas.
*
VEJA O CALENDÁRIO DO CNU
Etapa – Data
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e do resultado definitivo da prova discursiva – 18/02
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos e do resultado definitivo dos procedimentos para as pessoas candidatas negras, indígenas e quilombolas e para as pessoas com deficiência – 18/02
Previsão de divulgação das listas com as classificações das pessoas candidatas, em vagas imediatas e lista de espera, após a realização das fases 1 a 4 – 20/02
1ª convocação para confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas – 20/02
Período para a 1ª confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas – 21/02 a 23/02
Previsão de divulgação das listas com as classificações das pessoas candidatas, em vagas imediatas e lista de espera, após o resultado da 1ª confirmação de interesse – 27/02
2ª convocação para confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas – 27/02
Período para a 2ª confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas – 28/02 a 02/03
Previsão de divulgação das listas com as classificações das pessoas candidatas, em vagas imediatas e lista de espera, após o resultado da 2ª confirmação de interesse – 6/03
3ª convocação para confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas – 6/03
Período para a 3ª confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas – 7/03 a 9/03
Previsão de divulgação das listas com as classificações das pessoas candidatas, em vagas imediatas e lista de espera, após o resultado da 3ª confirmação de interesse – 16/03
Início das convocações para nomeação, e, quando couber, para o procedimento de investigação social e funcional, a realização da defesa de memorial e prova oral e o curso ou programa de formação – 16/03



