SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Para quem quer aproveitar o Carnaval em São Paulo longe dos blocos de rua, museus e centros culturais apostam em programações especiais que unem música, atividades educativas e ações voltadas a crianças e famílias.

De sexta-feira (13) até o fim de semana seguinte, há oficinas, visitas temáticas e apresentações que dialogam com a tradição carnavalesca dentro de espaços expositivos da cidade.

Veja os destaques a seguir.

Centro Cultural Banco do Brasil

Tem atividades educativas para crianças. Na sexta-feira (13), às 14h30, convida o público a confeccionar instrumentos musicais, como castanholas, clavas e chocalho, utilizados para acompanhar blocos itinerantes. A atividade termina com um cortejo inspirado no candombe. No sábado (14), das 13h às 17h, o Bailinho CCBB ocupa o espaço com marchinhas clássicas, confete, serpentina e pinturas de rosto, em uma tarde dedicada às crianças.

R. Álvares Penteado, 112, Centro. Grátis, com retirada de senhas para sexta-feira em ccbb.com.br ou bilheteria

Itaú Cultural

Recebe atrações para o público adulto, como o Bloco Afro É Di Santo, na sexta-feira (13), às 20h. Já as crianças são convidadas a participar do show com a Trupe Trupé, no sábado (14), às 14h, que toca frevos, maracatus, bumba meu boi, samba e marchinhas. Além do teatro “Carnaval dos Bichos Vermelhos”, da Cia Pia Fraus, no domingo (15), às 16h, que apresenta um espetáculo musical carnavalesco com bonecos infláveis, máscaras, bailarinos, atores e banda.

Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central. Grátis, com retirada de ingressos em itaucultural.org.br

Museu da Língua Portuguesa

No sábado (14), às 10h, conduz a visita especial “Mulheres no Samba”, que percorre uma exposição do museu sobre compositoras e intérpretes negras na formação do gênero. Traz referências a nomes como Clementina de Jesus, Aracy de Almeida e Alcione. Já no dia 21, sábado seguinte, às 14h, o saguão central recebe a apresentação da fraternidade boliviana Tinkus Bolívia Wayna Lisos, manifestação tradicional marcada por dança e trajes coloridos. Durante o feriado, o espaço funciona normalmente para visitação de todas as exposições.

Pça. da Luz, s/n, Luz, região central. Ter. a dom., das 9h às 16h30. Atividades de carnaval gratuitas. Ingr. para exposições: R$ 25 (inteira)

Museu do Futebol

No sábado (14), às 11h, o espetáculo interativo Carnaval da Trupe, do grupo Trupe Pe de Historias, ocupa a área externa com marchinhas e canções infantis em novos arranjos, embalados por ritmos de samba, frevo e axé. Já no domingo (15) e terça-feira (17), às 14h, tem oficina de criação de peças personalizadas com materiais típicos de Carnaval.

Pça. Charles Miller, s/n, Pacaembu, região oeste. Grátis