
O Goiás Social abre inscrições para o curso gratuito de Introdução à Robótica e Programação, oferecido pelo programa Start. São 900 vagas distribuídas em 17 municípios goianos, destinadas a estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas privadas, com idades entre 8 e 20 anos.
Metade das vagas será destinada prioritariamente para meninas, como forma de estimular a participação feminina nas áreas de tecnologia e inovação.
Inscrições ao curso gratuito de Introdução à Robótica e Programação
As inscrições seguem até o dia 24 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do formulário disponível pelo link abre.go.gov.br/startgoias. A seleção será por ordem de inscrição, de acordo com o número de vagas por turma. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de fevereiro.
O programa do Goiás Social é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG).
As turmas serão ofertadas em Goiânia (com cinco turmas) e nos municípios de Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade, Uruana e Valparaíso de Goiás, com vagas distribuídas conforme edital.
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, explica a importância das iniciativas educacionais no âmbito do Goiás Social.
“Por meio da educação tecnológica, crianças e adolescentes passam a ter acesso a uma formação mais completa, inovadora e conectada com as exigências do futuro. É com esse olhar transformador que o Goiás Social investe no setor, para ampliar horizontes, gerar oportunidades reais e permitir que os jovens construam, com autonomia e dignidade, caminhos sustentáveis de superação da vulnerabilidade social”.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, reforça a iniciativa como parte do compromisso do Governo de Goiás com a qualificação tecnológica da juventude.
“O Start abre a nossa jornada de ensino de tecnologia, que vai dos 8 anos aos 80, e representa uma oportunidade concreta de inclusão social. Investimos na formação de uma nova geração preparada para os desafios da inovação e do mercado de trabalho para que essas crianças tenham condições de mudar as realidades de suas famílias”, destaca.
Programa Start
O Programa Start (Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias) foi criado com o objetivo de democratizar o acesso de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social ao universo da ciência e da tecnologia.
Além da robótica, o programa oferece contato com linguagens de programação, impressão 3D, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial.
“Nosso objetivo é mostrar que a tecnologia pode ser acessível a todos e que pode transformar vidas. Ao oferecer essa formação em robótica, estamos abrindo caminhos para que crianças e jovens descubram vocações, desenvolvam competências e ampliem suas perspectivas de futuro”, afirma o coordenador do projeto, professor Leandro Alexandre Freitas.
O edital completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site oficial: https://numbers.ifg.edu.br/start
Serviço
Curso gratuito de Introdução à Robótica – Programa START
Inscrições: De 11 a 24 de fevereiro
Público-alvo: Estudantes de 8 a 20 anos da rede pública ou bolsistas integrais
Vagas: 900 (50% para meninas)
Início das aulas: 9 de março
Onde se inscrever: abre.go.gov.br/startgoias
Mais informações: [email protected] | WhatsApp: (62) 99627-6899
Saiba mais
Programa Start certifica socioeducandos em cursos de robótica e tecnologias
O post Curso gratuito de introdução à robótica abre mais de 900 em Goiás apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora






