Início » ESTADOS » GOIÁS » Goiânia ganha colégio de tempo integral voltado ao esporte
Goiânia ganha colégio de tempo integral voltado ao esporte
Por Redação
11 fev, 2026
O vice-governador Daniel Vilela inaugurou nesta quarta-feira (11/02), em Goiânia, o Colégio Estadual em Período Integral (Cepi) Regina Pimenta Peixoto Moura, unidade vocacional com foco no esporte, que recebeu investimento superior a R$ 6,2 milhões do Governo de Goiás.
A entrega coloca em funcionamento um prédio padrão Século XXI, com 12 salas de aula, laboratórios, biblioteca, quadra coberta com vestiários, refeitório e estrutura acessível.
Ao defender a proposta pioneira em Goiás, Daniel afirmou que a prática esportiva vai além do alto rendimento ou de títulos em competições.
“O esporte contribui para a formação psicológica, desenvolve resiliência e determinação e permite sonhar com conquistas mundiais. Mesmo que muitos não se tornem atletas, estarão formados para a vida como bons cidadãos”, disse.
Daniel Vilela falou que esporte beneficia preparo psicológico dos jovens (Foto: Benedito Braga)
O vice-governador reforçou que o Governo de Goiás vai garantir condições para que os estudantes representem o estado em competições nacionais e internacionais.
“Nós acreditamos que este novo modelo, no qual os estudantes podem praticar esportes no contraturno, será um grande sucesso, assim como temos excelentes resultados nas Escolas do Futuro, nas escolas militares e no Colégio Lyceu. Goiás é primeiro lugar na educação nacional”.
A unidade, localizada no setor Center Ville, atende alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, com ênfase em projeto de vida e itinerários formativos ligados à prática esportiva.
Hoje, são ofertadas aulas em nove modalidades, como atletismo, handebol, voleibol, lutas, xadrez e e-sports, com acompanhamento de profissionais especializados.
Batizada de Regina Pimenta Peixoto Moura, a escola homenageia a mãe do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto.
Ele relatou a grande ligação de sua mãe com o bairro e citou que a gestão governamental concluiu uma obra iniciada há mais de 20 anos.
“Os moradores deste bairro esperaram muito tempo por essa obra, que ficou muito boa”.
Esporte como futuro
Estudantes que optarem por modalidades esportivas serão acompanhados de profissionais especializados (Foto: Benedito Braga)
Para o diretor do Cepi Regina Pimenta Peixoto Moura, professor Rogério Toscano Araújo, a unidade vai atender grandes expectativas de crianças e jovens, que sonham em ser atletas. “Essa escola é um sonho para quem é da área esportiva escolar e para quem trabalha o esporte dentro da escola. Estamos muito felizes com essa conquista”.
O estudante Tiago Augusto, 15 anos, faz planos de seguir carreira no esporte. “Esse espaço é muito importante, pois abriga muitos atletas, dá muitas oportunidades para quem tem o sonho de ser um atleta. Também temos uma ótima estrutura, tanto na modalidade de formar um atleta quanto de um cidadão”, sintetiza.
Ao falar sobre a espera da comunidade do bairro, o presidente da Associação de Moradores do Residencial Center Ville, Jurandir Costa da Rosa, agradeceu ao Governo de Goiás. “Ficamos muito felizes quando o governador abraçou a ideia. Além de ter vindo uma obra pública, um colégio para atender a população, veio uma grande iniciativa para valorizar o esporte. A gente pediu uma coisa e veio em dobro”.