Da Redação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (9) sua intenção de implementar no estado um sistema inspirado na “Tabela do SUS Paulista”, mecanismo criado pelo governo de São Paulo para complementar os valores que o Sistema Único de Saúde (SUS) paga a hospitais filantrópicos.

A declaração foi feita em São Paulo, durante o painel Diálogos da Saúde, organizado pelo SindHosp, maior sindicato patronal da área de saúde na América Latina, com a participação de médicos, gestores e ex-ministros da Saúde.

Caiado elogiou o modelo paulista, afirmando que ele representa um “avanço importante” e que deve ser “reconhecido”. Ele garantiu que já começou a articular com especialistas que conhecem o SUS para adaptar essa tabela à realidade de Goiás e disse que a iniciativa será levada adiante em breve.

Atualmente ativo desde 2024 em São Paulo, esse sistema oferece pagamentos até cinco vezes maiores que os da tabela nacional do SUS para procedimentos como cirurgias e exames, um incentivo importante para a sustentabilidade financeira de Santas Casas e hospitais filantrópicos e para redução de filas de espera por atendimento.

A proposta de Goiás, se implantada, poderá significar mais recursos para unidades de saúde que dependem fortemente do SUS, um movimento bem-visto por gestores e representantes da área presentes ao evento.