A REDAÇÃ0

A Semana do Cinema volta a movimentar as salas de exibição brasileiras a partir desta quinta-feira (5) e segue até dia 11 (próxima quarta-feira). Com ingressos a preços reduzidos e ações promocionais voltadas à retomada do público aos cinemas. Em sua 8ª edição, a campanha estabelece o valor de R$ 10 para sessões realizadas antes das 17h e R$ 12 para os demais horários, incluindo fins de semana. Não participam da promoção pré-estreias, shows e salas especiais, como as do tipo Imax.

Durante o período, os cinemas apresentam uma programação diversificada, que reúne produções nacionais e internacionais em cartaz, incluindo títulos que vêm sendo apontados entre os cotados às principais categorias do Oscar. A iniciativa ocorre em meio ao aquecimento do calendário de premiações do cinema mundial, o que tradicionalmente amplia o interesse do público por lançamentos recentes.

Idealizada pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC), com apoio da ABRAPLEX e de parceiros do setor, a Semana do Cinema já levou mais de 23 milhões de espectadores às salas em edições anteriores. Além de estimular o consumo cultural, a ação contribui para a economia criativa, considerando que o setor de exibição cinematográfica responde por mais de 27 mil empregos diretos no Brasil, impactando toda a cadeia do audiovisual.

Na edição mais recente, realizada em agosto de 2025, a campanha registrou a venda de mais de 3,4 milhões de ingressos. Para fevereiro, a expectativa da organização é alcançar números semelhantes ou superiores, impulsionados pelo período de premiações e pela variedade de filmes disponíveis ao público.