Da Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira (2), uma mudança importante no uso dos medicamentos à base de semaglutida — substância presente nas formulações Ozempic e Wegovy, originalmente conhecidas pelo controle do diabetes tipo 2 e tratamento da obesidade.
Com a atualização feita pelo órgão regulador, a semaglutida passa a ser oficialmente indicada para reduzir o risco de eventos cardiovasculares graves — como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) — em adultos que já têm doença cardiovascular estabelecida e também em pessoas com obesidade ou sobrepeso.
Essa nova indicação ocorre num contexto em que cerca de 400 mil brasileiros morrem por ano em decorrência de infartos e AVCs, segundo estimativas citadas pela agência. Estudos apresentados pela fabricante mostraram que, quando combinada a uma dieta hipocalórica e prática de atividades físicas, a semaglutida foi capaz de reduzir de forma significativa a ocorrência desses eventos.
Além disso, a Anvisa também ampliou a indicação do Ozempic para incluir o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 e doença renal crônica, duas condições frequentemente associadas e que aumentam o risco de complicações cardiovasculares.
A aprovação representa um passo importante no uso desses medicamentos não só para manejar peso e glicemia, mas também como estratégia para prevenção de doenças cardíacas graves em grupos de alto risco.






