Nas praias do Rio de Janeiro, nunca se ouviu tanto espanhol; nos comércios de Santa Catarina, nunca o Pix foi tão usado pelos turistas; nos aeroportos das capitais do Nordeste, nunca aviões chegaram com tantos “gringos”.
O Brasil encerrou 2025 batendo recorde no turismo internacional: quase 9,3 milhões de estrangeiros visitaram o país, um crescimento impressionante de 37,1% em relação a 2024, segundo dados do Ministério do Turismo.
Esse é o maior volume já observado na série histórica, com início em 1970, impulsionado especialmente pela chegada em massa de argentinos.
Os “hermanos” foram responsáveis por 36% do fluxo turístico internacional no país, com quase 3,4 milhões de visitantes. No ano anterior, o número ficou em 1,9 milhão (29% do total), o que indica crescimento de 73%.
Os estrangeiros também nunca gastaram tanto por aqui, desembolsando US$ 7,86 bilhões (R$ 41,4 bilhões) em viagens ao Brasil em 2025, segundo dados divulgados pelo Banco Central — o maior valor da série histórica, com início em 1994.
Fonte: BBC






