Início » ESTADOS » GOIÁS » Governador recebe título da Academia Goiana de Medicina
Governador recebe título da Academia Goiana de Medicina
Por Redação
31 jan, 2026
O médico e governador Ronaldo Caiado tornou-se, nesta sexta-feira (30/01), o novo imortal da Academia Goiana de Medicina (AGM). O título de acadêmico honorário foi entregue durante solenidade realizada no Palácio das Esmeraldas, com a presença de importantes personalidades da área.
“Me impõe muito mais responsabilidade na trajetória de vida, jamais deixando de lado o fundamental: cuidar de vidas, salvar as pessoas e ampliar a qualidade de atendimento”, enfatizou o homenageado.
Caiado recebeu o título por sua atuação em prol da classe médica e em defesa de uma saúde pública de qualidade.
“Hoje, poder fazer parte dessa entidade que representa a ética, a dignidade, a ciência, a pesquisa, o gesto humanitário, o amor ao próximo, salvar vidas… Isso acrescenta muito em meu currículo”, agradeceu.
Em discurso, o governador se disse defensor da ciência, do ensino superior de excelência, de parlamentares com conteúdo para o debate e, no âmbito do Executivo, de investimentos para melhorar a vida das pessoas.
Ele chamou de mercantilismo o avanço desenfreado de abertura de faculdades de medicina pelo país e explicou que em Goiás tem tomado medidas para evitar que isso ocorra. O Estado também está aplicando mecanismos para atestar a qualidade dos cursos existentes.
“Que possamos ter a proficiência não só do formando, mas da faculdade”, defendeu, convidando os colegas para o debate.
Caiado recbe título da Academia Goiana de Medicina (Foto: Adalberto Ruchelle)
Trajetória
Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em cirurgia da coluna vertebral, Caiado lembrou que deixou de exercer a medicina clínica há alguns anos, mas sempre atuou em sua defesa durante toda a trajetória política.
Na condição de governador, lembrou da regionalização da saúde, com a abertura de hospitais em várias regiões do Estado, e que sempre destinou para a área mais recursos do que o exigido por Lei.
“Nunca apliquei os 12% na saúde como norma constitucional. Pelo contrário, hoje são quase 16% investidos na saúde de Goiás”, comentou.
A honraria é uma distinção de alto nível que reconhece profissionais de notório saber, caráter ilibado e relevantes serviços prestados ao engrandecimento da medicina ou à sociedade. Diante disso, o presidente da AGM, Waldemar Naves do Amaral, apresentou o homenageado da noite sob quatro vertentes: homem, médico/acadêmico, família e político. Também destacou seu irrestrito compromisso com a profissão.
“Caiado escolheu a medicina como missão, onde o benefício aos pacientes é de um para um. Depois, trilhou pela política partidária, onde pode beneficiar centenas ou milhares por único ato”, observou.
Após entregar o título de acadêmico honorário, o representante da AGM concluiu: “Moldou sua personalidade baseada nos valores de seu povo, na ética de sua profissão e nas leis de seu país. Incorporou a ciência como vanguarda, estabeleceu um caráter forte e reto e o desejo de fazer o bem”.
Reconhecimento
A trajetória de Caiado foi publicamente reconhecida por colegas de profissão que discursaram durante a solenidade. O presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, disse que, entre as “muitas contribuições que justificam a homenagem, está a decisão de investir na estruturação da saúde pública de Goiás”, com atenção especial à média e alta complexidade, à regionalização do atendimento e a ampliação do acesso ao serviço especializado.
“Não podemos ter no país dois tipos de medicina, uma para rico e uma para pobre. E isso o governador não deixa acontecer no Estado”, pontuou.
“Médico e cirurgião ortopedista, construiu uma trajetória singular ao unir a prática médica à vida parlamentar e à gestão pública. Poucos brasileiros reúnem, de forma tão consistente, a experiência de quem conhece a medicina à beira do leito e vivencia o sofrimento das pessoas”, afirmou a presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina, Selma Maria Bezerra Jerônimo.
Academia Goiana de Medicina
Fundada em 11 de julho de 1988, a Academia Goiana de Medicina nasceu com o objetivo de preservar a história médica e aprimorar a ciência e a promoção da saúde em Goiás.
Com incentivo à educação contínua, a instituição apoia pesquisas inovadoras e promove debates que fortalecem a ética e a prática médica local. Composta por médicos brasileiros, com uma vida dedicada à comunidade goiana, a AGM tem como função fomentar a cultura médica e colaborar ativamente para a saúde e ensino do setor.