Da Redação

A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) revelou nesta segunda-feira (26) os ganhadores da edição 2025 do seu tradicional prêmio, que reconhece os destaques nas mais variadas áreas artísticas — de cinema a arquitetura, de música a teatro — com base na produção cultural do ano anterior.

No cinema, o grande vencedor foi o longa brasileiro “O Agente Secreto”, que levou o troféu de Melhor Filme e também marcou presença em outras categorias de destaque.

O ator Wagner Moura foi homenageado como Melhor Ator por sua performance no mesmo filme, enquanto a atriz Tânia Maria recebeu o Prêmio Especial do Júri por sua participação em “O Agente Secreto”.

Além desses destaques cinematográficos, a lista dos premiados inclui nomes consagrados em outras áreas: no setor musical, por exemplo, Ney Matogrosso conquistou o Grande Prêmio da Crítica, Luedji Luna foi eleita Artista do Ano, e Ajulliacosta foi reconhecida como Artista Revelação.

A entrega física dos troféus está programada para maio, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, em uma cerimônia que reunirá os principais nomes vencedores de todas as categorias.

Entre os agraciados em outras áreas, estão ainda vencedores de destaque nas categorias de literatura, teatro, artes visuais e dança, confirmando a diversidade e o alcance das produções culturais brasileiras em 2025.