A REDAÇÃO
O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi indicado ao Oscar nesta quinta-feira (22) e concorre em quatro categorias na edição de 2026 da premiação. Dirigida por Kleber Mendonça Filho, a produção disputa os troféus de Melhor Filme, Melhor Ator, com Wagner Moura, Melhor Filme Internacional e Melhor Seleção de Elenco, categoria inédita criada pela Academia.
Com esse desempenho, “O Agente Secreto” iguala o recorde de “Cidade de Deus” como o filme brasileiro com o maior número de indicações ao Oscar. Lançado em 2002 e dirigido por Fernando Meirelles, “Cidade de Deus” concorreu a quatro estatuetas na cerimônia de 2004: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem, mas não conquistou prêmios.
Outro filme brasileiro que alcançou quatro indicações foi “O Beijo da Mulher Aranha” (1985), dirigido por Héctor Babenco. A produção, uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, foi indicada nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Principal e Melhor Roteiro Adaptado.
A votação final para definir os vencedores do Oscar 2026 terá início no dia 26 de fevereiro. Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas poderão registrar seus votos até o dia 5 de março.






