Procon Goiás apresenta balanço dos últimos 7 anos

Balanço de ações, nos últimos sete anos, mostra que o Procon Goiás realizou mais de 278 mil atendimentos em prol do consumidor goiano.  Além disso, as audiências de conciliação do órgão cresceram em torno de 278%, segundo dados da própria superintendência.

Pensando na saúde e segurança da população, o Procon Goiás apreendeu cerca de 161 toneladas de produtos vencidos. O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston explica que as apreensões do órgão neste período foram expressivas.

“Registramos um aumento histórico de 374% de produtos apreendidos durante os últimos 7 anos. Desta forma, conseguimos contribuir com a saúde do consumidor goianiense”, destaca.

Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa para apresentação de resultados referentes aos últimos sete anos (2018 a 2025) da Segurança Pública do Governo de Goiás. A solenidade foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia e contou com a participação das polícias civil, penal, científica, militar e do Corpo de Bombeiros.

Outros resultados

A coletiva também apresentou um levantamento do índice de criminalidade do Estado entre 2018 e 2025. Nesse período, houve redução sustentada e contínua, ano a ano, nos mais variados crimes de roubo, como: de carga (-97%), de veículos (-95%), a transeunte (-92%) e em comércio (-91%). Roubo a instituições financeiras, prática conhecida como Novo Cangaço, não houve sequer um registro nos últimos anos, com redução de 100%.

Crimes contra a vida também tiveram importante recuo: latrocínio (-82%), homicídio doloso (-62%), lesão seguida de morte (-54%), e homicídio tentado (-28%).

Segundo o relatório, em 109 municípios goianos não houve nenhum homicídio consumado durante todo o ano passado. Ainda no período apurado, Goiás teve declínio na prática de furtos: de veículos (-71%), em residência (-52%) e em propriedade rural (-39%). Já casos de estupros tiveram redução de 8%.

O secretário de Segurança de Goiás, Renato Brum ressalta que esse resultado só se deu graças a uma ação conjunta e contínua das forças policiais.

“São reduções expressivas, fruto de muito trabalho, integração, inteligência, investimento, controle do tráfico e o principal, com a presença constante do nosso governador”.

Para o governador Ronaldo Caiado, os números mostram a eficiência da Segurança Pública de Goiás.

“Os resultados são surpreendentes do ponto de vista do avanço da segurança pública no Estado. Se há sete anos eu dissesse que nós atingiríamos esses patamares, as pessoas iam dizer que eu estava com populismo, ou fazendo promessas que não iria atingir”.

Já o vice-governador Daniel Vilela adiantou que a segurança de Goiás continuará avançando em 2026.

“Vamos lançar, na semana que vem, o sistema de inteligência artificial de combate ao crime, que será de grande importância para manutenção da redução de índices de criminalidade”.

Saiba mais

Procon encontra variação de até 812% em preços de material escolar

O post Procon Goiás apresenta balanço dos últimos 7 anos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora