
A Avaliação da Fluência Leitora 2025 revelou um crescimento expressivo no desempenho dos alunos da rede pública de Goiás. Segundo os dados apresentados nesta quinta-feira (15/01), 39,1% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental já são considerados leitores fluentes.
Os números foram divulgados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em reunião com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO). O resultado marca um aumento superior a 14 pontos percentuais em relação a 2024.
O estudo do CAEd foi realizado com estudantes do 2º e do 6º ano do ensino fundamental das redes públicas estadual e municipais de Goiás.
AlfaMais Goiás é destaque nos resultados
Os avanços são reflexo direto dos investimentos do programa AlfaMais Goiás, política pública do Governo de Goiás, executada em regime de colaboração com os 246 municípios.
O programa tem promovido uma evolução contínua desde 2021, quando apenas 9% dos alunos tinham fluência leitora. Esse percentual subiu para 14% em 2022, 26% em 2023 e agora ultrapassou os 39%.
A avaliação também analisou o desempenho dos estudantes do 6º ano, grupo impactado pela pandemia. Desses, 86,1% já atingiram fluência, e apenas 8,5% permanecem como leitores iniciantes.
Resultados reconhecidos pela gestão estadual
A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, comemorou os resultados e destacou o impacto do AlfaMais Goiás. “Sempre que recebemos os resultados, vemos que Goiás segue crescendo e melhorando seus indicadores educacionais e isso é uma alegria.”
A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Fátima Rossi, também celebrou o desempenho. “Esses resultados nos mostram que estamos no caminho certo.”
O post AlfaMais Goiás garante avanço histórico na fluência leitora apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora






