Programa Ouvir e Acolher da Seduc Goiás

A Secretaria de Educação conclui nesta sexta-feira (16/01) o encontro formativo do Programa Ouvir e Acolher. Realizado na sede da secretaria em Goiânia, a formação começou na quinta-feira (15) e reúne psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos clínicos que atuam na rede pública de ensino.

O objetivo é o alinhamento institucional para fortalecer as atuações em 2026, com foco na aproximação das equipes multiprofissionais e no aprimoramento das práticas de cuidado e acolhimento nas unidades escolares.

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, esteve na formação e destacou a importância da integração das políticas públicas.

“O trabalho de vocês precisa caminhar junto com a nossa missão de agir de forma preventiva. Queremos dar o suporte necessário aos nossos estudantes”, afirmou.

Debates

Ao longo dos dois dias de capacitação, os participantes aprofundam os debates sobre os desafios do novo período letivo por meio do compartilhamento de experiências e alinhamento de diretrizes.

Um dos destaques da programação é a apresentação e discussão do Plano de Trabalho 2026, documento que norteará as ações, metas e prioridades do programa ao longo do ano.

Além disso, o programa Ouvir e Acolher oferece oficinas práticas que simulam situações do cotidiano profissional, permitindo a troca de experiências e o fortalecimento do compromisso com a qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar.

Programa Ouvir e Acolher

O programa Ouvir e Acolher é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Seduc, que se dedica à saúde mental e ao bem-estar dos alunos, professores e servidores da rede pública estadual.

A proposta é prestar uma escuta qualificada e promover ações com foco no cuidado emocional também como uma parte essencial da Educação.

O post Programa Ouvir e Acolher realiza formação para fortalecer ações em 2026 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora