Operação Cerco Total atua contra faccionados no Sudoeste goiano

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), a Operação Cerco Total com o objetivo de desarticular e enfraquecer organizações criminosas, especialmente facções criminosas que vêm atuando nas cidades de Mineiros e Jataí.

A operação é resultado de investigações em andamento que apuram a atuação de grupos criminosos envolvidos em crimes de homicídio, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e outros delitos graves, além de fatos recentes que causaram grande repercussão social, incluindo a circulação, em redes sociais, de um vídeo em que dois indivíduos aparecem sendo torturados por integrantes de facção criminosa.

As diligências também buscam esclarecer a autoria e a veracidade dos fatos relacionados ao vídeo, bem como apurar a ocorrência de crimes de extorsão, diante de informações recebidas pela Polícia Civil no sentido de que membros de facções exigiriam, mediante grave ameaça, vantagens indevidas de comerciantes nas cidades de Mineiros e Jataí, como condição para que possam exercer regularmente suas atividades lícitas.

Operação

Os alvos da operação desta fase estão localizados nos municípios de Mineiros e Jataí. A Operação Cerco Total representa o primeiro desdobramento de uma série de fases investigativas, que terão continuidade com o objetivo de identificar o maior número possível de integrantes das organizações criminosas, reunir provas qualificadas e promover a responsabilização penal dos envolvidos.

Durante o cumprimento das medidas judiciais nesta fase da operação, foram lavrados três autos de prisão em flagrante, em razão da prática dos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

A Polícia Civil de Goiás reafirma seu compromisso com o combate ao crime organizado e com a proteção da sociedade, atuando de forma integrada e estratégica para garantir a ordem pública, a segurança da população e a repressão qualificada às facções criminosas.

Ação foi por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais de Mineiros – 14ª DRP, em atuação integrada com o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos de Jataí – 8ª DRP e Polícia Militar de Goiás, através do Batalhão de Policiamento com Cães, Batalhão de Operações Policiais Especiais e de Choque e 14º Comando Regional de Polícia Militar (15º BPM, 46º BPM e 18ª Companhia Independente de Policia Militar/CPE).

O post Operação atua contra faccionados no Sudoeste goiano apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora