
Na Estação de Tratamento de Água de Goiânia (Etag), a Saneago interligou mais um trecho das adutoras do Linhão GYN-APA, nesta terça e quarta-feira (13 e 14/01) utilizando o método trepanação (hot tap), uma inovação que permitiu a execução do serviço sem afetar o abastecimento de água.
O método foi utilizado para instalar um sistema de alívio à rede em carga. Clique aqui para assistir a vídeo sobre a intervenção.
A adutora de grande porte que sai da Etag – Setor Negrão de Lima – em direção ao Sistema Senac – Setor Leste Universitário – opera com vazão de mil litros de água por segundo e pressão de120 mca. Trata-se de uma das principais artérias do sistema de abastecimento da capital.
Como a pressão e volume são elevados, existe um bypass que funciona como proteção ao sistema. Ele liga essa adutora de pressão alta com uma rede um pouco menor. Se houver um pico de energia ou desligamento repentino, esse bypass protege o sistema, evitando que a tubulação seja danificada.
Com a interligação, a Saneago reforça a proteção à rede de grande porte, ligando o sistema da Etag a uma outra adutora do sistema Senac. O serviço ocorreu sem desligar o bombeamento de água, não afetando o abastecimento de água dos imóveis e não impactando a rotina da população de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
O método da trepanação permitiu a execução da perfuração da rede em carga. Neste caso, foi soldado um “colar” sobre a rede, com a furação com uma máquina especializada – garantindo realizar o novo bypass que protege o sistema sem desligar o bombeamento.
Dessa forma, em breve, poderá ser concluído o Booster – unidade de bombeamento que tem o objetivo de vencer a gravidade e levar água a reservatórios e redes de distribuição, protegendo ainda as redes de alta pressão que integram os Sistemas João Leite e Meia Ponte.

O post Saneago interliga adutoras de Goiânia e Aparecida apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora






