Fisco estadual recebe novos tablets para otimizar trabalho

A fiscalização da Receita Estadual recebeu 160 tablets e 80 equipamentos de internet via satélite (Starlink), que serão utilizados nas ações de fiscalização em campo e no monitoramento dos tributos estaduais. As equipes passarão por treinamento e receberem os novos equipamentos a partir de fevereiro.

Os equipamentos vão modernizar e agilizar o trabalho em campo das equipes da capital e do interior, beneficiando todas as 12 Delegacias Regionais de Fiscalização distribuídas pelo estado.

Fiscalização em trânsito

O uso dos tablets nas fiscalizações de trânsito permite a otimização do trabalho Fisco estadual, possibilitando que auditor execute aplicativos, consulte bases de dados e registre informações diretamente em campo.

Isso agiliza o controle de cargas e o combate à sonegação fiscal, por meio de sistemas inteligentes que emitem alertas de inconsistências em tempo real. Sem dispositivos adequados e conectividade, a eficiência operacional e a tomada ágil de decisões ficam prejudicadas.

Internet via Satélite

A disponibilidade de internet estável e contínua é essencial para que o auditor fiscal tenha acesso, em tempo real, aos dados do contribuinte durante as operações.

Com a conectividade via satélite, as consultas, verificações e registros são realizados de forma rápida e automática, garantindo maior precisão das informações.

Aquisição do ArcGis

Os equipamentos também ampliam a eficiência no uso de ferramentas de geoprocessamento, como o ArcGIS, e de suas integrações, voltadas ao monitoramento de culturas de milho e soja. A modernização dos procedimentos permite identificar quem plantou, o que plantou, quando e quanto colheu.

A partir da comparação dessas informações com a emissão de notas fiscais pelos contribuintes, torna-se possível identificar com precisão a saída de produtos agrícolas sem a devida emissão de documentos fiscais e recolhimento de ICMS.

O post Fisco estadual recebe novos tablets para otimizar trabalho apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora