Atendimento do Programa Olhar para Todos

O Governo de Goiás proporcionou, neste ano, mais qualidade de vida, estudo e trabalho a 77,3 mil pessoas, ao levar atendimentos integrados em oftalmologia a diversas regiões do estado.

A iniciativa garantiu acesso a consultas médicas, exames especializados, encaminhamentos para acompanhamento ambulatorial e realização de cirurgias, além da entrega gratuita de óculos pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), por meio do Programa Olhar para Todos, do Goiás Social.

Desse total, 48,9 mil são estudantes de 119 escolas da rede pública estadual, atendidos na capital e em Aparecida de Goiânia, e 28,4 mil pessoas pertencem à comunidade em geral, de 26 municípios de todas as regiões do estado, atendidas durante ações do Goiás Social.

ônibus do Programa Olhar  para Todos
Olhar para Todos leva atendimentos integrados em oftalmologia a diversas regiões do estado (Foto: SES-GO)

Programa Olhar para Todos

O programa oferece acolhimento e a realização de exames de acuidade visual, autorrefração, tonometria, retinoscopia e retinografia, além da emissão de laudo médico, que pode ser utilizado para o encaminhamento do paciente à atenção especializada, quando necessário, por meio do sistema de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Os casos de emergência são encaminhados imediatamente ao Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG). O Cerof-UFG é um dos parceiros do Goiás Social, que inclui ainda as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação (SES-GO e Seduc-GO) e a OVG.

O Programa Olhar para Todos foi lançado em novembro de 2024, com investimento superior a R$ 25 milhões do Tesouro Estadual, e tem como objetivo promover a saúde ocular dos estudantes da rede estadual de ensino por meio de avaliação oftalmológica, diagnóstico, acompanhamento especializado e entrega gratuita de óculos.

Goiás lança programa de saúde ocular para estudantes

Do total de estudantes atendidos pelo programa, 13,3 mil receberam prescrição de óculos e 2,7 mil estudantes foram encaminhados ao Cerof-UFG.

“Temos orgulho desse trabalho, que leva profissionais e equipamentos de ponta a todas as escolas públicas estaduais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e para o aprendizado dessas crianças e adolescentes”, afirma a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.

Estudante sendo atendida pelo Programa Olhar para Todos
Estudante passa por exame oftalmológico do programa Olhar para Todos em escola da rede pública estadual (Foto: SES-GO)

Serviços no interior

O Olhar para Todos é um dos serviços ofertados também nos eventos itinerantes do Goiás Social, que levam atendimentos em saúde, emissão de documentos e benefícios sociais, entre outros, ao interior do Estado.

Nos 26 municípios beneficiados neste ano, o programa somou, até novembro, 28,4 mil atendimentos a pessoas de todas as idades, de bebês a idosos. Desse total, 7,3 mil pessoas foram encaminhadas à atenção especializada e 14,5 mil receberam óculos com prescrição médica.

Para o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, ambas as frentes de atuação — voltadas a estudantes e à população em geral — são admiráveis e necessárias.

“É uma iniciativa que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para a saúde e o bem-estar de adultos, idosos e crianças”, destaca. “Cada exame realizado é um passo na construção de um futuro com mais oportunidades para esses estudantes e mais conforto e qualidade de vida para adultos e idosos”, acrescenta.

O post Programa Olhar para Todos garante atendimento oftalmológico a 77 mil pessoas em 2025 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora