
A Emater Goiás, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), promoveu mais uma edição da Caravana Pró-Genética nos dias 08 a 12/12. As ações foram realizadas na Regional Planalto e contemplaram os municípios de:
- Flores de Goiás;
- Cabeceiras;
- Luziânia;
- Cidade Ocidental;
- Cocalzinho de Goiás.
Segundo a gestora dos programas de pecuária da Emater Goiás, a zootecnista Elieny Abreu, especialista em produção de ruminantes, a caravana cumpre um papel estratégico ao desmistificar conceitos sobre genética animal e orientar os produtores quanto à adoção de práticas mais eficientes no campo.
“Apresentamos, de forma prática, as vantagens do uso de animais puros de origem, especialmente dos touros PO, em comparação ao manejo tradicional. Também orientamos sobre o processo de aquisição desses reprodutores, os preços praticados no mercado e a procedência dos animais”, explica.
Caravana Pró-Genética da Emater
O circuito de encontros atendeu cerca de 284 agricultores familiares. A iniciativa tem como foco ampliar o acesso dos produtores às informações sobre melhoramento genético, contribuindo para o fortalecimento dos rebanhos e o aumento da produtividade na pecuária de corte e leite.
O coordenador da Regional Planalto, Adson Rodrigues, destaca que a caravana reforça os benefícios do uso de genética melhorada na bovinocultura, estimulando o aumento da produção de carne e leite em Goiás. Durante os encontros, os participantes receberam orientações sobre como ter acesso facilitado a touros PO com registro genealógico e exames andrológicos, além de informações sobre crédito rural e linhas de financiamento disponíveis.
“O evento tem como proposta beneficiar pequenas e médias propriedades rurais. Por meio da caravana, os produtores têm acesso direto às informações sobre genética melhorada e também ao suporte de agentes financeiros parceiros da Emater Goiás, como Banco do Brasil, Sicoob e Cresol”, ressalta.
Além das palestras e orientações técnicas, a Caravana Pró-Genética busca aproximar os rebanhos comerciais dos rebanhos de elite, promovendo a disseminação de genética de qualidade na base produtiva do estado.
De acordo com Elieny Abreu, os impactos da ação são diretos na produtividade de carne e leite.
“A proposta é oferecer ao pequeno produtor condições reais de aumento de renda, por meio do uso de touros registrados e melhoradores, que impulsionam uma produção mais eficiente e sustentável”, conclui.
O post Caravana Pró-Genética da Emater atende cinco municípios da regional Planalto apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora






