Da Redação

Com o fim dos campeonatos nas Américas, o tradicional jornal El País, do Uruguai, revelou os nomes que concorrem ao título de Rei da América, prêmio que destaca o atleta mais brilhante do continente. A edição deste ano reúne 14 jogadores e traz uma novidade de impacto: Lionel Messi, agora atuando pelo Inter Miami, aparece entre os candidatos.

O domínio brasileiro na lista é evidente. O Flamengo, campeão da Libertadores, lidera com cinco indicados – Arrascaeta, Rossi, Danilo, Bruno Henrique e Pedro. Vice na competição continental, o Palmeiras emplacou três representantes: Gustavo Gómez, Vitor Roque e Flaco López, artilheiro da Libertadores com sete gols.

Além de Messi, outro nome que chama atenção é Ángel Di María, destaque do Rosario Central. O Lanús, vencedor da Sul-Americana, também aparece forte, com Marcelino Moreno, Eduardo Salvio e Izquierdoz entre os finalistas. Leandro Paredes, do Boca Juniors, completa a relação.

A escolha do Rei da América será feita por um júri de 250 jornalistas espalhados pelo continente, que também elegem o melhor treinador da temporada. O resultado será conhecido no dia 31 de dezembro.

Nos últimos três anos, jogadores de clubes brasileiros dominaram o prêmio: Luiz Henrique (Botafogo) em 2024, Germán Cano (Fluminense) em 2023 e Pedro (Flamengo) em 2022.

Lista completa dos indicados:
Agustín Rossi (Flamengo)
Ángel Di María (Rosario Central)
Bruno Henrique (Flamengo)
Carlos Izquierdoz (Lanús)
Danilo (Flamengo)
Eduardo Salvio (Lanús)
Flaco López (Palmeiras)
Giorgian De Arrascaeta (Flamengo)
Gustavo Gómez (Palmeiras)
Leandro Paredes (Boca Juniors)
Lionel Messi (Inter Miami)
Marcelino Moreno (Lanús)
Pedro (Flamengo)
Vitor Roque (Palmeiras)