Da Redação

O governador Ronaldo Caiado contou nesta terça-feira, 9, que recebeu no sábado, 6, uma ligação do senador Flávio Bolsonaro. O contato ocorreu logo após Jair Bolsonaro ter indicado o filho como seu escolhido para representar a direita na disputa presidencial de 2026. Segundo Caiado, Flávio deixou claro que permanece firme no projeto e não cogita recuar.

De acordo com o governador, o senador foi direto ao ponto ao afirmar que seguirá até o fim como pré-candidato, postura que Caiado disse respeitar. Ele afirmou ter reiterado ao parlamentar que ele possui respaldo de várias lideranças nacionais e que tem legitimidade para disputar.

Caiado destacou ainda que mantém uma relação cordial com Flávio Bolsonaro e que defende, há meses, uma estratégia em que diferentes nomes da direita concorram no primeiro turno. Para o goiano, essa divisão inicial fortalece o campo contra Lula na etapa final do pleito, ao contrário de uma candidatura única, que segundo ele favoreceria o PT.

O governador também comentou a postura do senador ao procurá-lo pessoalmente: “Ele teve a consideração de me ligar. Disse a ele que continuaremos cada um tocando o seu projeto, sem interferências.”

Primeiro governador do campo conservador a lançar oficialmente uma pré-candidatura ao Planalto — em um evento realizado na Bahia, em abril — Caiado tem buscado dialogar com apoiadores do bolsonarismo sem, no entanto, atrelar seu futuro político ao aval de Jair Bolsonaro.

Após a confirmação de que o ex-presidente, mesmo preso, decidiu apoiar o nome de Flávio, Caiado divulgou nota dizendo que Bolsonaro tem o direito de trabalhar pela viabilidade da candidatura do filho. No entanto, reforçou que mantém seu plano para 2026.

“Tenho convicção de que, no próximo ano, vamos tirar o PT do comando do país e devolver o Brasil aos brasileiros”, declarou.