Da Redação
Nos dias 13 e 14 de dezembro, Alto Paraíso de Goiás sediará a estreia de Enfim Jazz, novo espetáculo solo da palhaça, atriz e diretora teatral Lia Motta. A peça, com direção de Rhena de Faria e dramaturgia assinada pelas duas artistas, aborda de forma cômica a relação humana com a morte. A estreia ocupará o Teatro A Barca Coração, com sessões gratuitas ms 19h. Os ingressos devem ser retirados 1h antes do espetáculo.
Na trama de Enfim Jazz, a morte, cansada de ser mal vista pelas pessoas, decide se personificar na imagem de uma palhaça para ser melhor recebida na execução do seu trabalho. Nessa nova vivência cheia de graça e riso, é a morte quem acaba se encantando pela vida. A estreia do espetáculo também marca a despedida do espaço cultural Teatro A Barca Coração, que durante quatro anos movimentou a cena teatral no município.
O desejo de Lia Motta em criar um espetáculo cômico sobre essa temática surgiu em 2021, a partir das emoções vividas na pandemia e após uma oficina online com a diretora Rhena de Faria. “A presença da morte de forma tão massiva na pandemia me trouxe uma sensação de medo que eu não conhecia. Depois da oficina, criei um número de palhaçaria para romper com esse medo. Enfim Jazz é resultado do amadurecimento e transformação desse número criado há quatro anos atrás. Com o espetáculo, consegui abordar o tema da finitude de forma mais profunda”, comenta a artista.
A montagem de Enfim Jazz iniciou em 2024, através de um projeto contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-GO). Os ensaios, realizados entre
agosto e dezembro, contaram com encontros virtuais e duas temporadas presenciais da diretora Rhena de Faria em Alto Paraíso de Goiás. A montagem também traz uma equipe criativa e técnica totalmente feminina, somando 16 mulheres trabalhando em diversas frentes.
Teatro A Barca Coração: celebrando a ffinitude com arte
A gaúcha Lia Motta mora em Alto Paraíso de Goiás desde 2018, onde dá seguimento m sua aclamada carreira teatral e cômica. Após atuar como educadora e diretora no projeto A Turma Que Faz, na Vila de São Jorge, criou o Clube de Teatro de Alto Paraíso de Goiás, ministrando oficinas regulares para crianças e adolescentes. Em 2023, por meio de financiamento coletivo, fundou o Teatro Escola A Barca Coração, único espaço equipado e dedicado ao teatro no município, com capacidade para 40 pessoas.
Montado em um salão alugado, o Teatro A Barca Coração recebeu diversos espetáculos, cineclubes e ensaios realizados por artistas locais e de outros estados. Em dezembro, no entanto, o espaço se despede do público devido ao pedido de desocupação do imóvel pelos novos proprietários. Sem condições de remontar o teatro em outro local, Lia Motta também celebra com o espetáculo Enfim Jazz a despedida do espaço onde iniciou dezenas de jovens nas artes cênicas.
“Com o coração apertado, vamos honrar o encerramento das nossas atividades com o que fazemos de melhor: a arte, o teatro, a palhaçaria e o riso”, completa a artista.
Sinopse do espetáculo
Para você a morte tem cara de quê? Cansada de ser mal vista, a morte encontra uma imagem menos assustadora para seguir com seu “trabalho”. Na pele de uma palhaça, a morte tenta entender a vida e o que faz com que as pessoas gostem tanto dela. Enfim Jazz nos convida a olhar a morte de forma humanizada, falando sobre a finitude para nos lembrar da preciosidade que é viver. Um solo de Lia Motta, com direção de Rhena de Faria.
Um pouco mais sobre Lia Motta
Nascida em Porto Alegre (RS) e graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UESC. Desde 2004, Lia Motta pesquisa a linguagem da palhaçaria. Em mais de 20 anos, atuou em diversas companhias e projetos culturais, com destaque para o Circo Teatro Biriba, ONG Doutorzinhos de Porto Alegre, Cabaré Amar Elas, Internacional Pallasos en Rebeldia e Mostra Tua Graça Palhaça. Já assinou a direção de alguns espetáculos de palhaçaria e fundou a Cia Palhaça Sem Lona. Atua e assina a direção e dramaturgia dos seus espetáculos solo “Bem te vida Marmotta” e “Surpresa!”. Em 2017, estreou o espetáculo de teatro lambe lambe “Feito Nós”. Em 2025, com recursos da PNAB-GO para pesquisa teatral, estreou a performance-ritual “Eu rio”.
SERVIÇO
Estreia | Enffim Jazz – um espetáculo de Lia Motta Quando: 13 e 14 de dezembro (sáb e dom), ms 19h Local: Teatro A Barca Coração – Alto Paraíso de Goiás
Entrada: gratuita
Retirada de ingressos: 1h antes do espetáculo (sujeito m lotação) Classificação indicativa: 12 anos
Nas redes: @a_barcacoracaoteatro






