SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter atingiu parte da costa do Japão nesta segunda-feira (8). O governo emitiu um alerta de tsunami para regiões no norte do país. As informações são da agência estatal NHK.
Tsunami com ondas de até três metros de altura pode atingir a costa nordeste do Japão. Alerta foi emitido para as prefeituras de Hokkaido, Aomori e Iwate, após o terremoto que atingiu grande parte do norte e leste do país, às 23h15 (11h15 no horário de Brasília).
Epicentro do terremoto foi a 80 km da costa da província de Aomori, a uma profundidade de aproximadamente 50 km. A Agência Nacional de Polícia apura a extensão dos danos por meio das delegacias de polícia locais. A província de Aomori estabeleceu um centro de resposta a desastres para lidar com o terremoto e está coletando informações.
Usinas nucleares e outras instalações estão sendo inspecionadas em busca de anormalidades. Segundo a NHK, até o momento não houve nenhuma alteração nas leituras dos postos de monitoramento que medem os níveis de radiação ao redor das usinas nucleares localizadas nas cidades onde o tremor foi sentido.
O Japão é um dos países mais propensos a terremotos no mundo, com um tremor ocorrendo pelo menos a cada cinco minutos. Localizado no anel de fogo, um arco de vulcões e fossas oceânicas que circunda parcialmente a Bacia do Pacífico, o país é responsável por cerca de 20% dos terremotos de magnitude 6,0 ou superior no mundo.



