Da Redação
O cinema brasileiro voltou ao centro das atenções em Hollywood. O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho, garantiu lugar entre os indicados ao Globo de Ouro 2026 em três das categorias mais prestigiadas da premiação. O filme concorre como Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e rendeu a Wagner Moura uma vaga na disputa por Melhor Ator em Filme de Drama.
Os indicados foram divulgados nesta segunda-feira (8/12), e a cerimônia acontece no dia 11 de janeiro, nos Estados Unidos.
Onde o filme brasileiro aparece na disputa
Na categoria de Melhor Filme de Drama, O Agente Secreto compete com produções como Frankenstein, Hamnet e Pecadores. Já na disputa de atuação, Wagner Moura divide espaço com nomes como Michael B. Jordan, Oscar Isaac e Jeremy Allen White. Na categoria internacional, o longa divide a lista com títulos como Sirat e Sem Outra Chance.
Reta que esquenta o Oscar
O Globo de Ouro, em sua 83ª edição, segue como um importante termômetro para o Oscar, e especialistas internacionais — entre eles, analistas da Variety — já apostam que Wagner Moura pode sair vencedor na categoria de atuação. No ano passado, Fernanda Torres venceu o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama e, em seguida, foi impulsionada para a disputa do Oscar.
Reconhecimento crescente ao redor do mundo
A temporada recente tem sido especialmente favorável ao filme de Mendonça Filho. No último fim de semana, o longa venceu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Los Angeles Critics Association Awards. Dias antes, foi consagrado como Melhor Filme Internacional pela associação de críticos de Nova York, que também premiou Wagner Moura como Melhor Ator.
Além disso, o título acumula indicações ao Critics’ Choice Awards e ao Spirit Awards, ambos importantes termômetros do cinema norte-americano. Apenas no Gotham Awards, dedicado às produções independentes, a obra não saiu vencedora.
Primeiro exibido no Festival de Cannes, em maio, o filme conquistou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator, atraindo atenção mundial desde então. No Brasil, estreou nas salas de cinema em 6 de novembro.





