SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A fala do apresentador Luciano Huck em visita ao Xingu sobre “limpar a cultura” do povo indígena que usava celulares segue repercutindo. Agora, foi a vez de uma associação se manifestar contra a declaração.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra Huck orientando integrantes da equipe e indígenas do Parque Indígena do Xingu sobre como deveriam aparecer diante das câmeras -incluindo pedidos para que evitassem celulares e retirassem peças de roupa consideradas “não tradicionais”.

“Tira a roupa”, ele diz em visita no mês de agosto. Logo depois, agradece e completa: “É, limpa a cultura de vocês aí”. A fala repercutiu imediatamente entre internautas, que acusaram o comunicador de tentar interferir na representação visual dos povos originários.

Em nota, a Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) afirma que o apresentador da Globo foi infeliz em sua fala.

“Ao dizer ‘limpa a cultura de vocês aí’, sugerindo que a presença de celulares diminuiria a ‘autenticidade’ da imagem, reforça-se uma visão equivocada e perigosa sobre os povos indígenas. As culturas indígenas não precisam ser ‘limpas’. São diversas, vivas, dinâmicas e múltiplas”, diz trecho.

Em outro, afirma que cada indígena carrega com ele a cultura de seu povo, na língua, no corpo, na memória e nas práticas.

“Isso não deve ser apagado ou moldado ao olhar do outro. A Coiab espera que esse episódio sirva como reflexão e conscientização para toda a sociedade a respeito da diversidade cultural e do direito dos povos indígenas à autodeterminação. Com ou sem celular na mão”.

Huck se pronunciou sobre o assunto. Em nota enviada ao F5, o apresentador afirmou que sua relação com as comunidades indígenas no Brasil atravessa décadas. E que não teve a intenção de prejudicar a imagem delas.

“Sobre a imagem em questão, registrada nos bastidores de uma gravação, é importante esclarecer: não se tratou de impor qualquer tipo de limitação cultural ou de consumo. Foi apenas uma decisão de direção de arte, um ajuste pontual dentro do contexto de um set de filmagem, nada além disso.”