SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Vasco e Grêmio não fizeram o dever de casa na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro e seguem com chances de rebaixamento mesmo que mínimas. A jornada pode ir do céu ao inferno, terminando com os dois livres do pesadelo ou com necessidade de resultados na rodada final.
O UOL explica esses cenários da dupla com relação ao Z-4.
*
DERROTAS QUE PODEM CUSTAR CARO
Os dois perderam em casa. O Vasco foi derrotado pelo Mirassol, por 2 a 0, em São Januário, enquanto o Grêmio caiu para o Fluminense por 2 a 1, na Arena.
Se tivessem vencido na rodada, as duas equipes teriam eliminado de vez as chances de rebaixamento. As derrotas mantêm a necessidade de ficar com a calculadora na mão.
O Grêmio ocupa a 10ª posição, com 46 pontos e 12 vitórias. O Vasco, por sua vez, tem um ponto a menos e um triunfo a mais. As probabilidades de rebaixamento da dupla seguem inferiores a 1%.
O CENÁRIO ANIMADOR
Derrotas de Fortaleza, Internacional e Santos livram Vasco e Grêmio do rebaixamento. As equipes têm 40 e 41 pontos, respectivamente, e não poderiam alcançar a dupla na tabela.
O CENÁRIO DESESPERADOR
Se todos os adversários na parte de baixo da tabela vencerem, a dupla citada pode se complicar na rodada final. Não é possível que eles estejam na zona de rebaixamento, mas a diferença para o Z-4 pode cair para um ou dois pontos.
Na 38ª rodada, o Vasco visita o Atlético-MG na Arena MRV, enquanto o Grêmio encara o Sport em Recife. Ambas as partidas serão disputadas às 16h (de Brasília) deste domingo.
OUTROS JOGOS DA RODADA
Além de Vasco e Grêmio, outros oito clubes têm chances matemáticas de rebaixamento no Brasileirão. São eles: Corinthians, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Ceará, Vitória, Internacional, Santos e Fortaleza.
Todos jogam nesta quarta-feira. A única partida de quinta não reúne equipes que lutam contra o Z-4, já que será disputada entre Cruzeiro e Botafogo, no Mineirão.
19h – Fortaleza x Corinthians
19h – Bragantino x Vitória
19h30 – Juventude x Santos
20h – São Paulo x Internacional
21h30 – Flamengo x Ceará
21h30 – Atlético-MG x Palmeiras



