SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto” saíram vencedores do New York Film Critics Circle Awards, premiação realizada pelo mais antigo grupo de críticos dos Estados Unidos. Com isso, aumenta a expectativa de que o longa de Kleber Mendonça Filho receba indicações no Oscar.
Moura ganhou o prêmio de melhor ator, enquanto “O Agente Secreto” foi eleito o melhor filme internacional. É a primeira vez que um profissional brasileiro ganha essa premiação na categoria de atuação.
No caso de Kleber Mendonça Filho, é a segunda vez que o diretor é laureado. Em 2020, ele levou o troféu de melhor filme internacional por “Bacurau”.
Lançado em novembro, “O Agente Secreto” é um thriller que se passa em dois tempos, mas a ação principal acontece em 1977, durante a ditadura militar. No tempo atual, duas pesquisadoras ouvem fitas cassetes com conversas gravadas dos personagens daquela época e tentam desvendar o destino de Marcelo, personagem de Wagner Moura que chega a Recife dirigindo um Fusca amarelo no meio de um Carnaval.
Em Recife, Marcelo se junta a um grupo de refugiados após ser ameaçado de morte por um empresário ligado ao governo. Com outra identidade, ele busca respostas do seu passado e luta para sobreviver.
Em maio, Mendonça Filho saiu vencedor do Festival de Cannes, com o troféu de melhor direção pelo filme, e Moura foi laureado no mesmo evento com a premiação de melhor ator, consagrações que atraíram ainda mais atenção internacional para o longa.



