SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “Guerreiros do Sol” ganhou o troféu de melhor telenovela no Rose d’Or Awards 2025, premiação que elege os melhores programas de televisão ao redor do mundo. A produção dos Estúdios Globo e do Globoplay foi representada na cerimônia, em Londres, na Inglaterra, pelos autores George Moura e Sergio Goldenberg e pela produtora Juliana Castro.
“Nem no maior dos meus delírios, eu poderia imaginar que uma história em torno do Sertão do Nordeste, região de minha origem, poderia me levar a Europa para receber um prêmio de tamanha importância, em uma cerimônia em Londres”, afirmou Mour na ocasião.
O autor ainda disse que esse reconhecimento evidencia que as histórias do cangaço são universais, uma vez que abordam conflitos e desejos humanos. “Guerreiros do Sol” disputava a categoria com outras cinco produções estrangeiras: “Crystal Wall”, da Alemanha, “EastEnders”, da Inglaterra, “Eshref Ruya”, da Turquia, “Life Happens”, da Bélgica, e “Valle Salvaje”, da Espanha.
“‘Guerreiros’ é uma novela bem brasileira, nascida da nossa história. Por isso, é uma alegria saber que ela tocou o público estrangeiro. Num ambiente tão competitivo como o que a gente vive hoje, é importantíssimo ter um streaming e uma TV brasileira fortes do nosso lado. Muito feliz com esse prêmio, que também é do país. Viva os artistas brasileiros e viva todos os brasileiros”, disse Goldenberg ao receber o troféu.
Por sua vez, o diretor de dramaturgia dos Estúdios Globo, José Luiz Villamarim, disse que o prêmio do Rose d’Or Awards reafirma a relevância da emissora no entretenimento global. “‘Guerreiros’ é mais que uma novela, é um símbolo da nossa capacidade de transformar histórias locais em narrativas universais, que emocionam e conectam pessoas em diferentes culturas. Seguiremos investindo em qualidade e inovação para levar o melhor da nossa produção para o mundo”.
“Guerreiros do Sol” conta a história de Josué e Rosa, um casal de cangaceiros inspirado na dupla mais conhecida da história do Cangaço, Lampião e Maria Bonita. A vitória da Globo no Rose d’Or Awards se junta ao prêmio que “Orfãos da Terra” recebeu, na mesma categoria, em 2019. As telenovelas “Bom Sucesso”, de 2020, “Pantanal”, de 2022, e “Todas as Flores”, de 2023, também foram indicados ao prêmio em seus respectivos anos.



