SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Airbus informou nesta segunda-feira (1º) que menos de 100 aviões da série A320 permanecem parados devido a um problema técnico em um software de controle de navegação que pode ser comprometido devido às radiações solares.

Na sexta-feira (28), a fabricante anunciou recall para quase 6.000 aeronaves que poderiam ser afetadas e precisavam trocar de maneira urgente um software de controle de voo, vulnerável às radiações solares. O Airbus A320 é o avião mais vendido do mundo.

“A grande maioria” dos aviões já passou pela modificação desde que o problema foi anunciado na sexta-feira, informou a Airbus.

O recall ocorreu após um incidente no final de outubro nos Estados Unidos com um voo da JetBlue, no qual a aeronave, que voava de Cancún (México) para Newark, perto de Nova York, perdeu repentinamente altitude sem a intervenção dos pilotos e teve que fazer um pouso em Tampa, na Flórida (EUA).

A Airbus pediu na sexta-feira aos clientes que “interrompessem imediatamente os voos” de quase 6.000 aeronaves, mas conseguiu intervir rapidamente em milhares de aviões no mesmo dia e no sábado, o que dissipou o temor de uma perturbação em larga escala no tráfego aéreo mundial.

A colombiana Avianca relatou inicialmente perturbações “significativas” em seus voos, porque a atualização do programa poderia afetar mais de 70% de sua frota, e suspendeu a venda de passagens até 8 de dezembro. No sábado, no entanto, a companhia indicou que 51% da frota A320 tinha “o software completamente atualizado” e que esperava a conclusão do trabalho “nos próximos dias”.

Já a Latam e a Azul disseram na sexta-feira que não têm aeronaves com as especificações mecionadas no recall —por isso, não serão afetadas. A Gol não trabalha com o modelo.

A EasyJet, uma das maiores operadoras da série A320, anunciou nesta segunda-feira que atualizou os aviões afetados “sem perturbação do programa de voos” do fim de semana.

O A320, uma gama que também inclui os modelos A318, A319 e A321, é o avião comercial civil mais vendido do mundo. O modelo entrou em serviço em 1988 e, até o final de setembro, haviam sido entregues 12.257 exemplares.

Nesta segunda-feira, a Airbus reiterou suas desculpas “pelas dificuldades e atrasos causados aos passageiros e às companhias” por esta situação. A empresa agradeceu “a compreensão a respeito da decisão de dar prioridade absoluta à segurança”.