SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Passageiros do metrô podem, a partir desta segunda-feira (1º), usar cartões de débito e de crédito para pagar a passagem diretamente na catraca nas estações das linhas 1-azul e 3-vermelha, na cidade de São Paulo.
Por enquanto, somente são aceitos aqueles com sistema de pagamento por aproximação, de todas as bandeiras. Já a utilização de cartões virtuais por celular ou relógios inteligentes ainda não está liberada.
Quem pretende fazer a integração entre metrô e ônibus deve continuar recorrendo ao cartão de transporte (Bilhete Único ou Top), pois o bancário não é válido para esse tipo de operação.
De acordo com o Metrô, a iniciativa faz parte de um projeto-piloto, com duração inicial de seis meses e possibilidade de prorrogação, conforme a aceitação do público.
Durante este mês de dezembro, a medida será expandida para as linhas 2-verde e 15-prata.
Nesta fase inicial pode-se passar o cartão duas vezes com intervalo de um minuto entre as operações. Depois só será possível usar o mesmo dispositivo depois de 30 minutos, desde que a transação anterior seja aprovada. “Esse período poderá ser reduzido após a análise dos testes”, diz o Metrô, em nota.
Cada estação das linhas 1-azul e 3-vermelha dispõe de ao menos um bloqueio (catraca) exclusivo para o pagamento com cartões de débito e de crédito. Elas são sinalizadas.
Mas, em estações com maior movimento, como as dos terminais rodoviários Portuguesa-Tietê e Jabaquara (1-azul), e Barra Funda (3-vermelha), o número de catracas que aceitam cartões será maior.
“A novidade traz como principais benefícios a rapidez no embarque, já que o pagamento acontece em segundos, além de mais conveniência, uma vez que dispensa recargas e uso de dinheiro físico, melhorando o fluxo nas estações”, afirmou o Metrô, na nota.
Atualmente, o embarque pode ser realizado com cartões de transportes (Bilhete Único ou Top) ou bilhetes QRCode.
A modalidade de pagamento com cartões bancários por aproximação já funciona em algumas estações das linhas 4-amarela e 5-lilás, administradas por concessionárias.
Segundo a Autopass, que faz a gestão da bilhetagem desses ramais, na 5-lilás, por exemplo, é possível pagar por aproximação na estação Campo Belo, zona sul. A empresa afirma ter tecnologia disponível e que está preparada para expansão.
A autorização agora do uso de cartões de crédito e débito direto na catraca das linhas administradas pelo Metrô é mais um indicativo da companhia estatal para o fim das bilheterias físicas.
O metrô já não conta com funcionários que vendem passagens nas estações Belém (3-vermelha) e Jardim Colonial (15-prata). Nestes locais, o bilhete é comercializado em totens, onde é necessário uso de cartões bancários para o pagamento. Um bilhete com QR code, impresso na máquina, é lido na catraca.
As futuras linhas vão ser inauguradas sem bilheterias em todas as estações.
No caso da linha 17-ouro, o monotrilho da zona sul, prevista para entrar em funcionamento no próximo ano, as estações começaram a ser construídas com locais reservados para as bilheterias –o projeto era previsto para ter ficado pronto em 2014, para a Copa do Mundo de futebol. O espaço vazio do projeto está sendo usado para outras finalidades.
Na sexta-feira (27), a empresa estatal anunciou que será fechada, a partir do próximo dia 11, a bilheteria na frente das catracas da estação São Joaquim, da linha 1-azul, na região da Liberdade, centro.
A justificativa são obras realizadas na parada. “O fechamento dessa bilheteria já estava previsto na reforma e ampliação da estação, assim como o acesso leste [rua São Joaquim], que deverá ser desativado em fevereiro de 2026”, diz a companhia.
“Esse acesso será ampliado, na ordem de quatro vezes o seu tamanho atual, para atendimento das novas demandas da linha que será integrada à futura estação da linha 6-laranja, em implantação”, afirma a empresa, explicando que com a reforma, a estação São Joaquim terá mais 3,23 mil m² de áreas úteis.
ESTAÇÕES PARA PAGAR COM CARTÕES DE DÉBITO E CRÉDITO
Operação começa nesta segunda-feira (1º)
Linha 1-azul
– Tucuruvi
– Parada Inglesa
– Jardim São Paulo-Ayrton Senna
– Santana
– Carandiru
– Portuguesa-Tietê
– Armênia
– Tiradentes
– Luz
– São Bento
– Sé
– Liberdade
– São Joaquim
– Vergueiro
– Paraíso
– Ana Rosa
– Vila Mariana
– Santa Cruz
– Praça da Árvore
– Saúde
– São Judas
– Conceição
– Jabaquara
Linha 3-vermelha
– Palmeiras-Barra Funda
– Marechal Deodoro
– Santa Cecília
– República
– Anhangabaú
– Sé
– Pedro II
– Brás
– Bresser-Mooca
– Belém
– Tatuapé
– Carrão
– Penha
– Vila Matilde
– Guilhermina-Esperança
– Patriarca-Vila Ré
– Artur Alvim
– Corinthians-Itaquera
Início durante o mês de dezembro
Linha 2-verde
– Vila Madalena
– Sumaré
– Clínicas
– Consolação
– Trianon-Masp
– Brigadeiro
– Paraíso
– Ana Rosa
– Chácara Klabin
– Santos-Imigrantes
– Alto do Ipiranga
– Sacomã
– Tamanduateí
– Vila Prudente
Linha 15-prata
– Vila Prudente
– Oratório
– São Lucas
– Camilo Haddad
– Vila Tolstói
– Vila União
– Jardim Planalto
– Sapopemba
– Fazenda da Juta
– São Mateus
– Jardim Colonial



