SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Passageiros do metrô podem, a partir desta segunda-feira (1º), usar cartões de débito e de crédito para pagar a passagem diretamente na catraca nas estações das linhas 1-azul e 3-vermelha, na cidade de São Paulo.

Por enquanto, somente são aceitos aqueles com sistema de pagamento por aproximação, de todas as bandeiras. Já a utilização de cartões virtuais por celular ou relógios inteligentes ainda não está liberada.

Quem pretende fazer a integração entre metrô e ônibus deve continuar recorrendo ao cartão de transporte (Bilhete Único ou Top), pois o bancário não é válido para esse tipo de operação.

De acordo com o Metrô, a iniciativa faz parte de um projeto-piloto, com duração inicial de seis meses e possibilidade de prorrogação, conforme a aceitação do público.

Durante este mês de dezembro, a medida será expandida para as linhas 2-verde e 15-prata.

Nesta fase inicial pode-se passar o cartão duas vezes com intervalo de um minuto entre as operações. Depois só será possível usar o mesmo dispositivo depois de 30 minutos, desde que a transação anterior seja aprovada. “Esse período poderá ser reduzido após a análise dos testes”, diz o Metrô, em nota.

Cada estação das linhas 1-azul e 3-vermelha dispõe de ao menos um bloqueio (catraca) exclusivo para o pagamento com cartões de débito e de crédito. Elas são sinalizadas.

Mas, em estações com maior movimento, como as dos terminais rodoviários Portuguesa-Tietê e Jabaquara (1-azul), e Barra Funda (3-vermelha), o número de catracas que aceitam cartões será maior.

“A novidade traz como principais benefícios a rapidez no embarque, já que o pagamento acontece em segundos, além de mais conveniência, uma vez que dispensa recargas e uso de dinheiro físico, melhorando o fluxo nas estações”, afirmou o Metrô, na nota.

Atualmente, o embarque pode ser realizado com cartões de transportes (Bilhete Único ou Top) ou bilhetes QRCode.

A modalidade de pagamento com cartões bancários por aproximação já funciona em algumas estações das linhas 4-amarela e 5-lilás, administradas por concessionárias.

Segundo a Autopass, que faz a gestão da bilhetagem desses ramais, na 5-lilás, por exemplo, é possível pagar por aproximação na estação Campo Belo, zona sul. A empresa afirma ter tecnologia disponível e que está preparada para expansão.

A autorização agora do uso de cartões de crédito e débito direto na catraca das linhas administradas pelo Metrô é mais um indicativo da companhia estatal para o fim das bilheterias físicas.

O metrô já não conta com funcionários que vendem passagens nas estações Belém (3-vermelha) e Jardim Colonial (15-prata). Nestes locais, o bilhete é comercializado em totens, onde é necessário uso de cartões bancários para o pagamento. Um bilhete com QR code, impresso na máquina, é lido na catraca.

As futuras linhas vão ser inauguradas sem bilheterias em todas as estações.

No caso da linha 17-ouro, o monotrilho da zona sul, prevista para entrar em funcionamento no próximo ano, as estações começaram a ser construídas com locais reservados para as bilheterias –o projeto era previsto para ter ficado pronto em 2014, para a Copa do Mundo de futebol. O espaço vazio do projeto está sendo usado para outras finalidades.

Na sexta-feira (27), a empresa estatal anunciou que será fechada, a partir do próximo dia 11, a bilheteria na frente das catracas da estação São Joaquim, da linha 1-azul, na região da Liberdade, centro.

A justificativa são obras realizadas na parada. “O fechamento dessa bilheteria já estava previsto na reforma e ampliação da estação, assim como o acesso leste [rua São Joaquim], que deverá ser desativado em fevereiro de 2026”, diz a companhia.

“Esse acesso será ampliado, na ordem de quatro vezes o seu tamanho atual, para atendimento das novas demandas da linha que será integrada à futura estação da linha 6-laranja, em implantação”, afirma a empresa, explicando que com a reforma, a estação São Joaquim terá mais 3,23 mil m² de áreas úteis.

ESTAÇÕES PARA PAGAR COM CARTÕES DE DÉBITO E CRÉDITO

Operação começa nesta segunda-feira (1º)

Linha 1-azul

– Tucuruvi

– Parada Inglesa

– Jardim São Paulo-Ayrton Senna

– Santana

– Carandiru

– Portuguesa-Tietê

– Armênia

– Tiradentes

– Luz

– São Bento

– Sé

– Liberdade

– São Joaquim

– Vergueiro

– Paraíso

– Ana Rosa

– Vila Mariana

– Santa Cruz

– Praça da Árvore

– Saúde

– São Judas

– Conceição

– Jabaquara

Linha 3-vermelha

– Palmeiras-Barra Funda

– Marechal Deodoro

– Santa Cecília

– República

– Anhangabaú

– Sé

– Pedro II

– Brás

– Bresser-Mooca

– Belém

– Tatuapé

– Carrão

– Penha

– Vila Matilde

– Guilhermina-Esperança

– Patriarca-Vila Ré

– Artur Alvim

– Corinthians-Itaquera

Início durante o mês de dezembro

Linha 2-verde

– Vila Madalena

– Sumaré

– Clínicas

– Consolação

– Trianon-Masp

– Brigadeiro

– Paraíso

– Ana Rosa

– Chácara Klabin

– Santos-Imigrantes

– Alto do Ipiranga

– Sacomã

– Tamanduateí

– Vila Prudente

Linha 15-prata

– Vila Prudente

– Oratório

– São Lucas

– Camilo Haddad

– Vila Tolstói

– Vila União

– Jardim Planalto

– Sapopemba

– Fazenda da Juta

– São Mateus

– Jardim Colonial