Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, nesta quinta-feira (27), ao Congresso Nacional projetos de lei que preveem a criação de duas instituições de ensino superior: a Universidade Federal Indígena (Unind) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte).
Por que as novas universidades
A Unind surge como resposta a demandas históricas dos povos originários, com o objetivo de valorizar seus saberes, preservar línguas e culturas e garantir acesso à educação superior com base numa perspectiva intercultural.
Já a UFEsporte pretende transformar o esporte em uma área de formação profissional e acadêmica — oferecendo cursos em ciência do esporte, gestão esportiva, medicina esportiva, nutrição e reabilitação, entre outros — para apoiar o desenvolvimento de atletas e profissionais do setor.
Como funcionará cada universidade
- A Unind terá estrutura multicampi, com sede prevista para Brasília, e ofertará diversas graduações voltadas aos interesses dos povos indígenas: gestão ambiental e territorial, sustentabilidade, agroecologia, saúde, direito, formação de professores, engenharias, entre outras.
- A UFEsporte também deverá ter sede em Brasília, com centros regionais em estados com infraestrutura esportiva. A proposta é formar técnicos, especialistas, gestores e profissionais para atuar desde o esporte comunitário até o de alto rendimento.
📆 Quando devem entrar em operação
Se os projetos forem aprovados, as duas universidades têm previsão de início das atividades em 2027. Até lá, serão elaborados os detalhes de estruturação e implantação.






