O livro etnofotográfico SHANE NI TSÃI | A Voz da Floresta será lançado nesta quinta-feira (27/11), na Casa de Cultura Oca Brasil, em Alto Paraíso de Goiás. O evento, com entrada gratuita, está marcado para às 19 horas.

Na programação, noite de autógrafos, projeção de imagens da obra e uma roda de conversa com integrantes da família Shanenawa.

O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), mecanismo operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

Livro

As fotografias são assinadas pela artista-pesquisadora Luana Medeiros, e os textos são narrados integralmente por Naynawa Shanenawa, líder espiritual da Aldeia Shane Kaya. Para Naynawa, o registro cumpre um papel essencial na preservação do conhecimento ancestral.

“Ao levarmos o livro e nossas palavras para outros territórios, não é apenas a cultura que permanece; é o futuro que encontra direção”, afirma.

Obra sobre povo Shanenawa

Edição impressa está limitada a 400 exemplares (Foto: Secult)

A obra SHANE NI TSÃI | A Voz da Floresta já percorreu o Rio de Janeiro e São Paulo. Agora, chega a Goiás apresentando a narrativas e imagens da memória viva do povo indígena Shanenawa, conhecido como Povo do Pássaro Azul. A iniciativa disponibiliza gratuitamente e-book e audiobook com audiodescrição.

No site da Editora Dialética também é possível adquirir a obra impressa, ampliando e democratizando o alcance ao conteúdo e aproximando públicos diversos da cultura de um dos povos mais antigos da Amazônia. A edição física, limitada a 400 exemplares, pode ser encomendada pelo site da editora ou diretamente com a coautora.

Serviço

Lançamento do livro SHANE NI TSÃI | A Voz da Floresta
Data: Quinta-feira (27/11)
Horário 19h às 21h
Local: Casa de Cultura Oca Brasil – Chapada dos Veadeiros (Av. Ary Valadão Filho – Centro, Alto Paraíso de Goiás)
Entrada gratuita

O post Alto Paraíso recebe lançamento de livro que resgata memória do povo Shanenawa apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora