Imagem do Atlas da Vegetação

Os primeiros resultados do projeto Atlas da Vegetação de Goiás serão apresentados nesta quinta-feira (27/11), em um seminário gratuito e aberto ao público, em Goiânia. A iniciativa visa mapear e qualificar a cobertura vegetal nativa do estado com alto nível de detalhamento.

O evento começa às 14 horas, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais (Adufg). Além da apresentação técnica, haverá a premiação do Concurso Fotográfico Remanescer, que homenageia os ipês do Cerrado.

As três melhores imagens receberão troféu e kit especial, enquanto os demais participantes ganham certificado. Para participar, é necessário preencher o formulário on-line disponível ao final do texto.

Atlas da Vegetação de Goiás detalha formações do Cerrado

Lançado em dezembro de 2024, o Atlas é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com execução da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Lapig e apoio da Funape.

Com base em imagens de satélite e validações em campo, o projeto classifica a vegetação nativa em seis tipos: Campo Seco, Campo Úmido, Savana Seca, Savana Úmida, Floresta Seca e Floresta Úmida.

Nesta fase inicial, foram mapeadas as bacias dos rios Meia Ponte, Bois, Médio Tocantins e Paranã. O método permitiu identificar até pequenos fragmentos de vegetação, o que garante maior precisão ao levantamento.

Tecnologia e precisão fazem do Atlas um marco no Cerrado

O projeto é o mais detalhado já realizado no Cerrado em escala estadual. Com imagens de alta resolução do satélite CBERS, o Atlas supera em 20 vezes o nível de detalhamento de mapeamentos anteriores, como o do MapBiomas.

A metodologia foi debatida em seminário público, em 2022, com especialistas que reforçaram a importância da validação em campo para garantir a acurácia dos dados. O termo de referência resultante orientou o trabalho técnico em execução.

Atlas embasa ações de conservação e políticas ambientais

A gerente de geoprocessamento da Semad, Brisa Maria Tobias, destaca que o Atlas reforça o compromisso de Goiás com o planejamento ambiental e a preservação da biodiversidade.

“Esse evento é uma celebração, porque marca um passo essencial para fortalecer as ações de conservação no estado”, afirmou.

Os dados também vão subsidiar programas como o Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), indicando quais municípios devem ser priorizados na preservação de remanescentes de vegetação nativa.

Inscrição gratuita

Interessados em participar do seminário devem preencher o formulário disponível em:
👉 https://forms.gle/7kYGVkU1iz8wQr6o8

O post Seminário apresenta resultados do Atlas da Vegetação de Goiás apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora