
Goiás conduz o maior programa de obras rodoviárias da história, com mais de 70 frentes de serviço em execução, distribuídas por todas as regiões. São mais de 1.800 quilômetros de pavimentações, duplicações e restaurações em curso, além de intervenções de melhoria funcional que prolongam a vida útil das vias.
Dentro do pacote, estão também a construção de viadutos, pontes, trevos, bueiros e passarelas de pedestres. Somente em 2025, 38 obras já foram concluídas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), consolidando o avanço do programa e o compromisso com uma malha viária mais segura e moderna.
Obras
A previsão é que a Goinfra alcance a marca de R$ 3,7 bilhões investidos em obras rodoviárias e civis, além de serviços de manutenção e conservação, até o final desse ano, recursos provenientes do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).
Na carteira de obras civis, há 14 frentes de trabalho em execução e outras 14 estruturas construídas e/ou reformadas, com destaque para o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) e a Casa da Pessoa Idosa da Vila Mutirão, entregues esse ano. Na malha viária, o ritmo de trabalho também é intenso.
“Em parceria com o setor produtivo, o Governo de Goiás planejou e executa uma carteira de obras estratégicas que eliminam gargalos históricos e fazem todas as regiões do Estado avançar com mais força e equilíbrio”, ressalta o presidente da Goinfra, Pedro Sales.
“São intervenções essenciais para a nossa logística, que ampliam a capacidade de escoamento da produção, fortalecem o turismo e melhoram a qualidade de vida da população ao promover desenvolvimento social e econômico.”
Canteiro de obras
Goiás tem 73 obras rodoviárias em execução, que contemplam a malha com frentes de duplicações, pavimentações, restaurações e melhorias funcionais. A lista ainda inclui a construção de viadutos, pontes, bueiros, passarelas, bem como recuperação de passivos ambientais no Aeroporto de Cargas de Anápolis.

Região Metropolitana de Goiânia
No início de novembro, foi inaugurada a pavimentação de 11,7 quilômetros da GO-319, do distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia, até Aragoiânia. Na região, as máquinas da Goinfra já seguem com a pavimentação da GO-219, de Hidrolândia a Bela Vista de Goiás, em trecho de 31,9 quilômetros.
Completando a implantação de um corredor logístico, o Estado pavimenta mais 46,2 quilômetros da GO-147, de Bela Vista a Silvânia, intervenção conduzida pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag). Outra obra importante na região é a pavimentação de 11,84 quilômetros da GO-589, de Hidrolândia ao povoado de Santa Maria.
Centro
No Centro goiano, a Goinfra atua na superação de dois problemas de infraestrutura históricos em Anápolis. O primeiro é a duplicação do anel viário do Distrito Agroindustrial (Daia), que já está na fase final. Já no Aeroporto de Cargas, a agência realiza a recuperação de passivos ambientais e implanta o sistema de drenagem em uma área de 160 hectares degradados, o equivalente a 224 campos de futebol.
Em São Luiz do Norte está em construção uma ponte de concreto com 280 metros sobre o Rio das Almas, na GO-338, que conectará o município ao distrito de Lavrinhas. A infraestrutura irá dispensar o uso da balsa Júlia, beneficiando ainda Goianésia, Hidrolina, Itapaci e Pilar de Goiás.

Norte
A pavimentação da GO-110 entre Iaciara e o distrito de Estiva, em São Domingos de Goiás, é uma das obras mais aguardadas pela população das regiões Norte e Nordeste do estado. No trecho de 50,1 quilômetros, a Goinfra construiu uma ponte sobre o Rio São Mateus.
Já faz parte do planejamento do Estado seguir com a pavimentação até o perímetro urbano de São Domingos, transformando a GO-110 em um corredor estratégico na logística estadual, que integrará as GOs 446, 447, 118 e 116.
Na GO-108, equipes técnicas conduzem a pavimentação ao longo de 37 quilômetros entre Guarani de Goiás e o Parque Estadual de Terra Ronca. Mais da metade do trecho já recebeu capa asfáltica, incluindo pista de ciclismo protegida por defensas metálicas, duas pontes e a implantação de pavimento de paver (pré-moldado de concreto) na entrada do parque.
A projeção é de que a obra, que representará o principal acesso ao parque, se torne um corredor de desenvolvimento econômico baseado no turismo e no comércio.
Sul e Sudeste
Na região das águas quentes, Sul de Goiás, a Goinfra conduz a duplicação e restauração de 39,8 quilômetros da GO-139, da GO-217 (Piracanjuba) até GO-213 (Caldas Novas), e obras que incluem a construção de um viaduto no entroncamento com a GO-213.
Também está em duplicação a GO-213, de Caldas Novas a Morrinhos, com restauração da pista antigas. Já a GO-309, entre Caldas Novas e Pires do Rio, recebe investimento de mais de R$ 80 milhões na restauração de 63,57 quilômetros de pista.
Ainda na região Sudeste, a Goinfra iniciou a duplicação da GO-330, de Catalão a Ipameri. Nessa primeira etapa, estão sendo executados serviços em 11,7 quilômetros, do Posto de Polícia Rodoviária, na saída de Catalão, até a GO-305, no trevo de Goiandira.
Enquanto o trabalho avança, duas outras etapas estão em elaboração de projetos para contratação.

Sudoeste
A região Sudoeste é uma das mais contempladas com obras ativas, a maioria em parceria com o setor produtivo.
Com recursos do Fundeinfra, a Goinfra realiza a restauração de 91 quilômetros da GO-184, entre Aporé e Itumirim; a duplicação de 6,5 quilômetros da GO-210, em Rio Verde, executada em pavimento rígido; a pavimentação de 40 quilômetros da GO-401, saindo também de Rio Verde em direção a Quirinópolis; e o pacote de intervenções para a implantação do Complexo Viário de Rio Verde, que teve início com a duplicação da GO-174, na entrada da Tecnoshow.
Outros destaques são a restauração de 38 quilômetros da GO-050, entre Chapadão do Céu e o entroncamento com a GO-306; a pavimentação de 30 quilômetros da GO-306, na ligação de Chapadão do Céu com Mineiros; e a implantação de asfalto em 32 quilômetros da GO-180, na região de Jataí, esta última também conduzida pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
Obras já concluídas
Dentre as obras já entregues neste ano estão a pavimentação da GO-132, de Minaçu a Niquelândia, completando um corredor que liga as regiões Norte e Nordeste; a duplicação da GO-010, em Senador Canedo; o anel viário de Pires do Rio.
Também há obras de arte especiais (OAE) já concluídas, com destaque para o viaduto do Portal da Fé, em Trindade; e a ponte sobre Rio Santa Maria, na GO-154, entre Campestre e Santa Bárbara.
A lista de frentes de trabalho já finalizadas inclui os mais de 600 quilômetros de serviços de melhorias funcionais realizados desde janeiro.
Entre os destaques estão as obras da GO-237, de Muquém a Niquelândia; GO-112, de Simolândia a Iaciara; GO-341, entre as BRs 359 e 364, na divisa com o Mato Grosso do Sul; e GOs 210 e 164, beneficiando Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Turvelândia e Porteirão.
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Fonte: Agência Cora






