
Referência nacional no combate às perdas de água na distribuição, Goiás e Goiânia seguem liderando o ranking divulgado anualmente pelo Instituto Trata Brasil.
Conforme o Estudo de Perdas de Água 2025 (Sinisa, 2023): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil, publicado nesta segunda-feira (24/11), Goiás registrou apenas 25,6% de perdas e Goiânia, 12,6% – melhor estado e capital do país; enquanto a média nacional ficou em 40,3%.
A título de comparação, a segunda colocada entre as capitais foi Teresina, que atingiu 24,2% – sendo que todas as demais capitais apresentaram valores superiores à meta de 25% do Novo Marco Legal.
Menos água perdida na distribuição significa mais água na torneira da população.
Outro quesito do estudo em que a Saneago se sobressai é o de Perdas por Ligação. Nesse aspecto, as três maiores cidades de Goiás estão entre os 15 melhores municípios, sendo Goiânia a primeira colocada com 72,7 litros/ligação/dia, Aparecida de Goiânia conta com 159 L/lig./dia e Anápolis com 170,6 L/lig./dia. O indicador médio computado na amostra, por sua vez, foi de 417,3 L/lig./dia.
Os dados utilizados no Estudo do Instituto Trata Brasil são referentes ao ano de 2023. Dessa forma, vale destacar que os números atualizados da Saneago, referentes a 2025, demonstram que a companhia está ainda melhor.
Na Saneago, foi criada uma cultura de eficiência, evitando desperdício, sendo o resultado positivo na redução de perdas reflexo de robustos investimentos em tecnologia, operação eficiente e gestão eficaz.
O post Com melhores índices de perdas do País, Goiás e Goiânia são destaque no Trata Brasil apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora






